Como parte das celebrações dos 439 anos da Capital paraibana, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participou, na manhã deste dia 5 de agosto, de um passeio ciclístico no Centro Histórico da cidade. O evento, realizado em parceria com diversas entidades, contou com cerca de mil ciclistas e reforçou as ações do programa ‘Viva o Centro’, que reúne medidas e projetos para revitalizar o Centro Histórico de João Pessoa.
A concentração ocorreu às 7h, no pátio da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, o marco zero de João Pessoa, onde a banda da Polícia Militar animou os participantes até o início do passeio, às 8h. Após a bênção do pároco da Catedral, Monsenhor Robson Melo, os ciclistas seguiram para a Casa da Pólvora, Mosteiro de São Bento, Pavilhão do Chá, Tribunal de Justiça, Praça dos Três poderes, Palácio da Redenção, Assembleia Legislativa, Academia de Comércio, Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Praça da Independência, Bica, Associação Comercial, Praça Antenor Navarro, Estação Ferroviária – CBTU, Capitania dos Portos, 1º Batalhão de Polícia, Teatro Santa Rosa, Antiga Sede do Comando Geral de Polícia, Antiga Sede dos Correios, Lagoa, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Praça Barão do Rio Branco, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Associação Paraibana de Imprensa (API), finalizando no Lago da Igreja São Francisco.
Durante o percurso, os participantes ouviram narrativas sobre as histórias de pontos específicos por onde passaram. Ao chegarem ao Centro Cultural São Francisco, os ciclistas foram recepcionados com distribuição de água e frutas e um painel em que todos puderam deixar suas congratulações à cidade.
“Temos uma dimensão de que umas mil pessoas participaram, e tivemos mais de uma tonelada de alimentos arrecadados neste evento, que vão ser doados a instituições de caridades da cidade. Tivemos o simbolismo da população abraçando este trabalho de resgate do Centro Histórico. A população ganha, a cidade ganha e o poder público exerce sua função com a tarefa de fomentar o desenvolvimento. Então, esse foi um pedal que cumpriu seu papel e será o primeiro de muitos que virão”, comentou o diretor de Comunicação Social da CMJP, Suetoni Souto Maior.
Participações
O evento contou a presença de diversas personalidades ligadas ao ciclismo e ao ‘Viva Centro’, como a representante da Federação Paraibana de Ciclismo, Marinês Leite Sousa; a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Nia Nóbrega; o diretor do Centro Cultural São Francisco, padre Marcone Meneses; e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP), Nivaldo Vilar. Todos destacaram a importância do evento para contribuir com a fomentação da recuperação do Centro Histórico da Capital paraibana.
“Acho que tem que ter mais eventos como este, por que foi muito bom, de verdade. Já conhecia a história de João Pessoa, porque sou natural daqui, mas foi muito bom rever como é bonita nossa história, relembrar o passado e valorizar nossa cidade”, destacou o ciclista Severino da Costa Neto.
Já a jornalista e publicitária Irene Sá achou o passeio maravilhoso e enfatizou a nova forma de explorar a cidade. “Foi uma atividade que eu nunca tinha feito antes e achei maravilhoso. Acredito que devem acontecer mais incentivos como este para a gente aproveitar a cidade de uma forma diferente. Vimos a cidade de uma perspectiva diferente e descobrimos coisas que não sabíamos. Não é porque vivemos aqui que sabemos de tudo, então, passeios como este são muito importantes para termos um novo olhar sobre acidade”, ressaltou.
O jovem participante Pedro Miguel Marques, de 12 anos, revelou que cansou, suou e teve até que sair da bicicleta para descansar um pouco, mas que foi um passeio gratificante, principalmente nas descidas, já que João Pessoa, embora seja uma cidade plana, tem muitas ladeiras na região do Centro Histórico. “Foi muito bom. Além de cuidar da minha saúde pude conhecer um pouco da história de nossa cidade”, revelou.
Para participar do evento, na inscrição, os ciclistas doaram dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados a instituições de caridades da cidade. Os 500 primeiros inscritos receberam uma camiseta temática e concorreram a uma bicicleta de alumínio, aro 29.
Parcerias
O passeio teve o apoio do Centro Cultural São Francisco, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred), PBGás, Sintur, Ilha Tech, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de João Pessoa, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Comitê de Fomento do Centro Histórico, Federação de Ciclismo da Paraíba, Secretaria de Saúde de João Pessoa, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa, Guarda Municipal, Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.