A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, durante sessão acontecida nesta quinta-feira (24), o Projeto de Lei que prevê a retirada da segunda catraca dos ônibus do transporte coletivo em João Pessoa. A matéria é de autoria do vereador Marcos Henriques (PT).
Apenas cinco vereadores pessoenses votaram contra a proposta. Após aprovação na CMJP, o Projeto de Lei será encaminhado para sanção ou veto do prefeito da Capital, Cícero Lucena.
Caso a matéria seja sancionada, as empresas de transporte coletivo terão o prazo de 90 dias para retirar a segunda catraca dos veículos. Se houver descumprimento, foi estipulada multa de R$ 1 mil por cada ônibus.
De acordo com Marcos Henriques, autor do projeto, a existência da segunda catraca não tem funcionalidade operacional, apenas atrapalha a acessibilidade dos passageiros.
“Essa é uma reivindicação antiga dos passageiros. Muitos ônibus tem essa segunda catraca que não serve para nada, apenas para atrapalhar o trânsito dos passageiros. Com a saída vai facilitar a acessibilidade e o conforto dos passageiros”, apontou o vereador.