O governo dos Estados Unidos aprovou, nesta quinta-feira (18), o uso da cloroquina para tratar a nova variante de coronavírus. A cloroquina é um fármaco utilizado no tratamento da malária.
Em discurso horas atrás, segundo a agência France-Presse, o presidente Donald Trump declarou: “Poderemos disponibilizar esse medicamento quase imediatamente. Já passou pelo processo de aprovação. Reduziram muito o tempo, muitos meses. Poderemos disponibilizar esse medicamento mediante receita médica.”
O tratamento foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), órgão que supervisiona a comercialização de medicamentos nos EUA, segundo o jornal Estado de Minas.
A cloroquina, remédio indicado normalmente no tratamento da malária, poderia ajudar no desaparecimento do vírus, afirmou na segunda-feira (16)
O professor Didier Raoult, especialista em doenças infecciosas e diretor do Instituto Mediterrâneo de Infecção de Marselha, na França, realizou uma pesquisa em 24 pacientes com Covid-19.
Seis dias após terem começado a tomar a cloroquina, o vírus tinha desaparecido em 75% deles.
Com o aval das autoridades franceses, novos testes serão realizados por uma outra equipe independente, destaca o jornal RFI.