O Complexo de Doenças Infecciosas Dr. Clementino Fraga realizou mais de três mil testes para detecção das hepatites B e C durante a campanha de combate às hepatites virais, neste mês de julho. O encerramento das atividades aconteceu no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, onde foram realizados 200 testes para os servidores na manhã dessa segunda-feira (31).
Ao longo de todo o Julho Amarelo, houve a ampliação das testagens, atendimentos, orientação e prevenção. O foco da campanha deste ano se deu pela orientação do Ministério da Saúde, priorizando-se os asilos e casas de longa permanência. Foram realizadas ações de prevenção no Condomínio Cidade Madura, Casa de Repouso Joana D’arc e Vila Vicentina, abrangendo mais de cem idosos. Além dos serviços de testagem, foram realizadas ações in loco de educação continuada para profissionais de saúde em todos os setores assistenciais do Clementino; palestra sobre prevenção contra as hepatites para profissionais de saúde, e vacinação contra hepatite B para funcionários do Complexo.
O Clementino Itinerante, projeto que leva testagem e aconselhamento à população, encerrou as ações do mês no Tribunal de Contas do Estado, onde conselheiros e demais funcionários tiveram a oportunidade de fazer o teste, alguns pela primeira vez: “Eu achei ótimo porque é prático, o resultado sai em 20 minutos. Eu nem sabia que existia teste rápido para Hepatites. Realmente foi uma ótima experiência ter o serviço de saúde aqui no nosso dia a dia”, afirmou Danielle Paiva, chefe de Serviço do TCE-PB.
O presidente da Casa, conselheiro Nominando Diniz Filho, prestigiou o evento e realizou a testagem. Como médico, destacou a importância da realização do exame e fez questão de demonstrar a gratidão pela ação: “O resultado foi além do esperado, os servidores apresentaram uma grande adesão, de forma que teremos que solicitar outro dia de testagem”, disse.
A testagem continua sendo oferecida durante todo o ano, como explica o diretor-geral do Clementino Fraga, Gilberto Teodozio. “Saber que tem hepatites é fundamental para tratar, por isso nós oferecemos testagem de forma permanente, de segunda a sexta, no laboratório do Complexo, das 7h às 16h, sem precisar de agendamento”, informou.
As empresas que desejarem solicitar testagem podem entrar em contato com a direção do Complexo de Doenças Infectocontagiosas Clementino Fraga pelo e-mail direcaogeral.chcf@gmail.com .
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções assintomáticas. Mas pacientes podem apresentar cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No país, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.
As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas, por serem silenciosas. Sendo assim, a ação de testagem é fundamental para garantir a saúde da população. O Clementino Fraga é referência estadual no tratamento e acompanhamento de casos de hepatites virais, tanto no Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas, como no manejo de casos agudos ou coinfecções – quando o paciente recebe diagnóstico de mais de uma doença infecciosa, como hanseníase e hepatites.
O SUS disponibiliza testes rápidos para hepatites B e C, vacinas contra as hepatites A e B, exames de carga viral, exames confirmatórios e medicamentos seguros e eficazes, que permitem o controle da hepatite B e curam mais de 95% dos casos de hepatite C.