As articulações nos bastidores da política paraibana ganharam mais um capítulo importante nesta terça-feira (26). Após revelações feitas pelo portal PB Agora de que o deputado federal Gervásio Maia (PSB) e o superintendente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa (PSB), estariam de saída da legenda socialista rumo ao Partido Verde (PV) – que integra a federação com PT e PCdoB –, a deputada estadual Cida Ramos, presidente eleita do PT na Paraíba, trouxe novas informações que podem alterar esse caminho.
Em entrevista, Cida Ramos confirmou que existem negociações para que Gervásio Maia se filie diretamente ao Partido dos Trabalhadores, fortalecendo ainda mais a presença da legenda no estado com vistas às eleições de 2026.
O movimento de Gervásio não é surpresa. O parlamentar tem externado insatisfação com os rumos do PSB na Paraíba. Recentemente, ele fez críticas contundentes à atuação do partido nas últimas eleições:
“O PSB teve um resultado muito ruim em 2022, muito ruim! Era para ter eleito pelo menos dois deputados federais e mais deputados estaduais. E era para a gente ter se movimentado para João ganhar a eleição no primeiro turno. O resultado não foi positivo. Se for para fazer um acordo para o partido perder a perspectiva de futuro, perder projeto político para frente, eu não tenho interesse”, afirmou.
As declarações mostram que a insatisfação de Gervásio vai além de questões internas e se conecta ao futuro do projeto político da legenda no estado.
Além de Gervásio, o nome de Ricardo Barbosa, atual superintendente da Companhia Docas da Paraíba, também circula como provável desligamento do PSB. Barbosa é um quadro importante, com forte presença em João Pessoa e peso político dentro da gestão estadual. Caso também opte por migrar para a federação PT-PCdoB-PV, pode fortalecer a base do governo federal no estado.
Na condição de presidente eleita do PT-PB, Cida Ramos reconheceu publicamente as conversas com Gervásio Maia e destacou que a entrada dele no partido seria estratégica:
“Estamos dialogando, sim. Gervásio é um parlamentar de relevância nacional e a presença dele no PT só reforçaria nosso projeto político para a Paraíba e para o Brasil”, declarou.
A possível saída de Gervásio Maia e Ricardo Barbosa do PSB e a adesão à federação liderada pelo PT pode provocar uma reconfiguração profunda no tabuleiro político paraibano. O movimento fortalece o campo da esquerda e amplia o leque de alianças de olho em 2026, quando estarão em disputa o governo estadual, o Senado e as cadeiras no Congresso Nacional.
Enquanto isso, o PSB, que já enfrenta dificuldades de articulação desde as eleições de 2022, pode sofrer um enfraquecimento ainda maior no estado, perdendo lideranças de peso para os partidos aliados ao presidente Lula.