A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará, nesta quarta-feira (1º), a cerimônia de posse dos 29 vereadores eleitos e das autoridades reeleitas, Cícero Lucena (PP) e Leo Bezerra (PP), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A solenidade, que terá início às 14h, acontecerá no plenário da Casa Legislativa, marcando o início dos novos mandatos.
De acordo com o Regimento Interno da Câmara, a sessão de posse começará às 15h e será presidida pelo atual presidente, vereador Dinho Doswley (Avante), com a presença de todos os vereadores que receberam a diplomação da Justiça Eleitoral.
Logo após a posse, será realizada uma sessão extraordinária para a escolha da nova Mesa Diretora da Câmara, que assumirá o biênio 2025/2026. Os candidatos à presidência são o atual presidente Dinho Doswley e o vereador eleito João Almeida (PDT).
Contudo, a eleição para a Mesa Diretora enfrenta um revés. A Justiça atendeu, nessa segunda-feira (30), a um pedido do PDT para impedir a candidatura de Dinho a um terceiro mandato como presidente da CMJP. O partido argumenta que a reeleição para três mandatos consecutivos é proibida pelo STF e que o vereador teria alterado o Regimento Interno da Casa para contornar a regra. A eleição para a Mesa Diretora será nominal, com a exigência de maioria absoluta, e o atual presidente conta com o apoio da maior parte dos parlamentares.
Enquanto as atividades seguem no Legislativo, o prefeito, o vice-prefeito, seus familiares e membros da equipe de governo participam de uma celebração eucarística. Ao término das atividades na Câmara, os vereadores se dirigirão ao Espaço Cultural, na Capital, para realizar a posse de Cícero Lucena e de Leo Bezerra.