O Centro de Controle de Zoonoses de Campina Grande recebeu na tarde do último domingo, 12, uma denúncia de maus-tratos contra uma cadela da raça pitbull, que estava no bairro Acácio Figueiredo. O CCZ, juntamente com a Polícia Militar Ambiental, averiguou a denúncia, constatou a ocorrência de maus-tratos e fez o resgate do animal.
A tutora foi encaminhada à delegacia da Polícia Civil e vai responder pelo crime de maus-tratos. A equipe médica veterinária do CCZ constatou que o animal apresentava estado corporal caquético, desidratação, dermatites, secreção ocular, escaras na região pélvica, lesões na cauda e patas, presença de ectoparasitas (carrapatos) e mucosas hipocoradas, que podem indicar casos de anemia.
A cadela está passando por reabilitação no CCZ, recebendo todos os cuidados necessários para sua total recuperação e, posteriormente, será destinada para adoção responsável.
“O Centro de Zoonoses realizou durante o último mês de abril uma longa campanha do Abril Laranja, de conscientização sobre os maus-tratos aos animais. Porém, as ações de conscientização seguem acontecendo durante o ano inteiro. Em meio ao contexto de comoção como o que temos visto com os animais da tragédia do Rio Grande do Sul, infelizmente ainda nos deparamos com situações como esta em que, tendo condições de cuidar do animal, a tutora deixa de fazê-lo e ainda promove maus-tratos”, comentou a diretora do CCZ, Aretusa Nascimento.
Maltratar animais é crime de acordo com a Lei 14.064/2020, que aumentou a pena de reclusão para dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda do animal. O cidadão que presenciar atos de maus-tratos e abandono, deve ligar para a Polícia Militar Ambiental (190) e Polícia Civil (197). A denúncia é anônima.