O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Santa Rita está realizando procedimento de frenectomia – pequena intervenção cirúrgica para corrigir uma condição popularmente conhecida como “língua presa”.
“Quando o bebê nasce é feito o teste da linguinha pelo fonoaudiólogo do hospital, aqui em Santa Rita, e se for detectado que o bebê tem a linguinha mais presa é encaminhado para o CEO”, informou o cirurgião buco malixo Tácio Lyra.
Ele explica que a condição pode causar dificuldades na amamentação e até prejudicar o desenvolvimento da fala no futuro da criança.
“Trata-se de uma pequena incisão, um pequeno corte que é feito em cinco minutos, absolutamente indolor para o bebê”, garante o cirurgião.
O procedimento é feito no CEO de forma gratuita, com o encaminhamento do fonoaudiólogo.
“Estamos sempre ampliando o leque de serviços do Centro de Especialidades Odontológicas para oferecer acesso irrestrito da população à saúde”, declarou o prefeito Emerson Panta.
O CEO também está realizando, desde o começo do ano, o serviço de prótese dentária – total e parcial, totalmente gratuito.
O Centro funciona todos os dias – inclusive nos finais de semana – nos períodos da manhã, tarde e noite.
Como é realizada a frenectomia
Consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” tipo membrana, presente na boca, mais popularmente conhecida como “língua presa”. O cirurgião usa pomada anestésica, tornando o procedimento indolor.