O crescimento das especulações sobre uma possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência da República e o bom desempenho do prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB) em pesquisa sobre a corrida ao governo estadual animaram o entorno do chefe do Executivo municipal.
Em levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado na última quarta-feira (9/7), Nunes apareceu à frente do ex-governador do estado e atual ministro de Lula (PT), Márcio França (PSB), em um dos cenários sem Tarcísio nas projeções das eleições para o Palácio dos Bandeirantes. Nessa simulação, o prefeito aparece com 29,9%, enquanto o ministro tem 14,2%.
Até primeira-dama festejou resultado de pesquisa
Nas redes sociais, o resultado foi celebrado por aliados de Ricardo Nunes e pela própria primeira-dama do município. Regina Nunes republicou notícias e outras postagens ressaltando a liderança no marido na corrida pelo governo paulista.
Caso seja candidato, Nunes teria de deixar a prefeitura até abril do próximo ano, dando lugar ao vice-prefeito, o bolsonarista Mello Araújo (PL).
Além de Regina, o desempenho do prefeito de São Paulo foi também celebrado pelo secretário de Segurança Urbana de Nunes, Orlando Morando. Em sua conta oficial no Instagram, o ex-prefeito de São Bernardo do Campo publicou uma arte com o resultado do levantamento mostrando a liderança de Nunes.
“Para o Brasil voltar a dar certo e São Paulo seguir crescendo, o caminho é Tarcísio de Freitas presidente e Ricardo Nunes governador!”, escreveu o secretário.
Outro aliado que comemorou o cenário foi o vereador João Jorge (MDB), vice-presidente da Câmara Municipal e uma das figuras mais próximas de Nunes na Casa. “Ricardo Nunes aparece em 1º lugar na pesquisa do Instituto Paraná para governador do estado de São Paulo. O nome de Nunes é testado sem o governador Tarcísio de Freitas que é cotado para ser candidato a presidente da República. Ambos são os mais preparados para essas disputas e podem contar com meu apoio”, afirmou o vereador.
O cenário da Paraná Pesquisas que colocou Nunes na liderança da corrida ao Palácio dos Bandeirantes também foi celebrado pelo MDB, partido do prefeito. O perfil oficial do diretório da sigla em São Paulo repostou publicações mostrando o desempenho do prefeito.
Já Ricardo Nunes não fez menção ao próprio resultado na pesquisa. Em seu perfil oficial, ele postou notícias sobre a liderança de Tarcísio de Freitas, caso o governador tente a reeleição ao governo de São Paulo.
Futuro de Tarcísio
Fontes do Palácio dos Bandeirantes têm notado que as articulações no entorno do governador para uma candidatura ao Planalto aumentaram desde a ida de Tarcísio ao Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, na capital portuguesa. As movimentações nos bastidores, mais intensas entre aliados do que por iniciativa do governador, abrem uma disputa à sucessão no governo paulista.
Redação