Visando evitar aglomerações e possível disseminação do novo coronavírus, os cemitérios públicos e privados da Capital não estarão abertos à visitação do público neste domingo (09), data em que se comemora o Dia das Mães este ano.
De acordo com o secretário Fábio Carneiro, a orientação é que as famílias evitem se dirigir a esses locais, que tradicionalmente recebem um grande público em datas especiais, e façam suas homenagens em casa, de acordo com suas crenças religiosas.
Fábio Carneiro ressaltou que o atual momento exige essa mudança por parte da população e lembrou que a pandemia continua fazendo muitas vítimas em todo o País. “É preciso manter os mesmos cuidados, com o distanciamento social, uso de máscara e álcool 70%. Nós sabemos que a visita aos cemitérios no Dia de Finados, assim como no Dia das Mães e Dia dos Pais, já virou uma tradição, por conta da simbologia destas datas, mas contamos com a compreensão de todos nesse momento para que em breve possamos voltar à normalidade”, disse.
Por conta da pandemia do Coronavírus, os velórios e sepultamentos nesses locais estão acontecendo em conformidade com as medidas preventivas. Quando se trata de uma vítima da Covid-19, não há velório e o enterro acontece de forma imediata e com a presença reduzida de pessoas. O atendimento ao público segue acontecendo das 8h às 17h.
Prevenção permanente – Como forma preventiva de propagação do vírus, os cemitérios públicos são higienizados e passam por zeladoria permanentemente. Além disso, os profissionais que atuam nesses locais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e também já foram vacinados contra a Covid-19. “A Prefeitura de João Pessoa vem dando exemplo na vacinação contra a Covid-19, estando entre as capitais em que mais se aplicou o imunizante. Graças ao empenho e sensibilidade do prefeito Cícero Lucena, já conseguimos imunizar os funcionários que trabalham nos cemitérios, pois também compõem o pessoal da linha de frente da pandemia”, comentou.
Todos os anos, ao lado do Dia de Finados, o Dia das Mães é a data em que os cemitérios recebem o maior número de visitações.