O Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), unidade integrante do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), publicou edital para selecionar 04 estudantes que serão contemplados com mobilidade internacional de 60 dias para realização de estágio na Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal (EPAFBL), na cidade de Runa, em Portugal.
A previsão é que os estudantes selecionados embarquem para Portugal em outubro de 2023 e retornem ao Brasil no mês de dezembro. Podem participar da seleção alunos dos cursos técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura, Nutrição e Dietética, Veterinária ou Paisagismo, na forma de integrada ou subsequente.
Além de ter matrícula vigente nos cursos, os candidatos precisam ser maiores de 18 anos de idade, ter bom rendimento escolar com CRE maior ou igual a 7; atender, preferencialmente, ao perfil socioeconômico baseado no Decreto 7.234/2010 (PNAES); e não possuir medida disciplinar nos últimos 6 meses, no âmbito do CAVN.
O estudante interessado deve realizar a inscrição no período de 07 a 11 de agosto, por meio do preenchimento do formulário de inscrição e entrega na Secretaria da Direção do CAVN. Para finalizar a inscrição toda a documentação necessária, e descrita no edital, deverá ser anexada ao formulário de inscrição.
O financiamento para a mobilidade internacional será custeado com recursos próprios do CAVN, que além de se responsabilizar pelas passagens aéreas de ida e volta, disponibilizará aos estudantes o valor de R$10 mil para custeio da documentação, alimentação, moradia, deslocamento e permanência durante a vigência do estágio na EPAFBL. O valor será pago em duas parcelas iguais, uma antes da viagem e outra após a chegada ao destino.
De acordo com o Diretor do CAVN, professor Edvaldo Mesquita Beltrão, o projeto de mobilidade do CAVN vem sendo construído nos últimos 2 anos a partir dos convênios construídos pela Coordenação Geral de Estágio (CGE) e Coordenação de Internacionalização do CAVN com a Agência de Cooperação Internacional (ACI/UFPB). “São recursos do orçamento próprio do CAVN para promover e oportunizar os estudantes do ensino profissional com a Internacionalização. Esperamos que os estudantes construam habilidades e competências com o acesso ao conhecimento profissional das instituições europeias. São estudantes que não teriam acesso à internacionalização sem o apoio do CAVN/UFPB”, explica.
A seleção dos estudantes será realizada pela Assessoria de Internacionalização e constará da análise do Coeficiente de Rendimento Escolar e da Comprovação de Vulnerabilidade Social apresentada pelo estudante.
A publicação das inscrições homologadas e não homologadas, o Resultado Preliminar e o Resultado Final serão realizadas de acordo com o cronograma de atividades do edital, no site do CAVN.
O Resultado Final será publicado com a lista dos aprovados em ordem decrescente da Pontuação Final, e os demais aprovados além das vagas comporão o Cadastro de Reserva. Em caso de dúvidas quanto ao edital, o estudante deverá procurar a Assessoria de Internacionalização para mais informações.