O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, anunciou neste sábado que o comércio atacadista, a construção civil, revendedoras e locadoras são os serviços que entram na primeira fase de flexibilização do isolamento social na Capital, que começa na próxima segunda-feira (15).
Transportes públicos, praias, academias, feiras, aulas presenciais e outros serviços que acabam provocando muita aglomeração continuam fechados até a próxima avaliação, que deve acontecer no dia 29 de junho.
Neste sábado, o professor Felipe Proenço, que está prestando consultoria para a prefeitura durante a pandemia de covid-19, apresentou uma lista de atividades que poderão funcionar e quais são as regras.
De acordo com Felipe Proenço o que acontece não é uma abertura total e, embora algumas atividades possam voltar a funcionar, algumas regras terão que continuar sendo obedecidas, como o uso de máscaras, o distanciamento de 1,5m entre as pessoas e as medidas de higiene.
O prefeito Luciano Cartaxo destacou que o plano não representa o fim do isolamento social, que precisa ser mantido, e sim uma flexibilização dele. ”Esse plano não é uma camisa de força, permite a flexibilidade tanto pra mais, quanto pra menos”, disse.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse que o isolamento social praticado na cidade conseguiu achatar a curva de contaminação pelo novo coronavírus, e pediu que quem puder, continue em casa.
Neste primeiro momento, a maior parte do comércio não essencial só terá permissão para funcionar por meio de drive-thru ou entrega em domicílio.