A 11ª edição da Caravana da Rede Cuidar foi encerrada, nesse sábado (13), em Mamanguape. Ao todo, 13 municípios paraibanos receberam a equipe itinerante que ofereceu atendimentos em diversas especialidades, incluindo cardiologia e ortopedia pediátrica, odontologia, nutrição, enfermagem, psicologia, serviço social e pediatria. Nesta edição, foram realizados mais de 5.491 atendimentos, sendo 91,31% médico/enfermagem e 8,69% odontológicos.
Além disso, a caravana proporcionou capacitações para profissionais locais, inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), sedação na odontologia para crianças com necessidades especiais e manejo de síndrome respiratória aguda grave.
A Caravana da Rede Cuidar reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública, proporcionando cuidados essenciais para melhorar a qualidade de vida da população paraibana.
De acordo com Cláudio Regis, coordenador da Caravana, nesta segunda semana a abrangência e o impacto do projeto foram notáveis. “Ao longo desses treze dias, trouxemos a assistência materno-infantil, a assistência em cardiologia pediátrica, a assistência em ortopedia, assim como a multiprofissionalidade com odontologia, serviço social e psicologia. A grande importância desse processo, além da busca ativa propriamente dita, é o fortalecimento das áreas assistenciais, inclusive na ideia da interiorização, dessa atenção especializada no Estado”, ressaltou.
A Caravana da Rede Cuidar realiza, anualmente em toda Paraíba, a busca ativa e o atendimento de crianças com cardiopatias e problemas osteoarticulares. Na rotina, a Rede Cuidar atua com o serviço de telemedicina oferecido por meio da Salinha do Coração, que conecta as crianças com médicos especialistas sem que elas precisem de grandes deslocamentos. As crianças triadas e avaliadas durante a caravana são incluídas no fluxo de atendimento e direcionadas para procedimentos de maior complexidade, quando necessário.
Neste sábado, uma das atendidas foi a pequena Yasmin Castro, de 3 anos, que viajou de Alagoa Grande para Mamanguape com a família. A avó de Yasmin, dona Maria Lima, expressou gratidão. “É nossa primeira vez aqui. O atendimento foi excelente, gostei muito. São bem atenciosos. Viemos de Alagoa Grande porque não tem especialista para atender minha neta lá. Geralmente, vamos para João Pessoa, mas desta vez soubemos da Caravana e viemos logo, estou muito grata mesmo”.
Sidcleia Santos, coordenadora de Enfermagem da Rede Cuidar, enfatizou a relevância da experiência. “Estar na Caravana é sempre motivador, além de um momento de grande aprendizado. É também um momento de reencontro com as crianças e seus familiares, alguns deles já são acompanhados e outros pacientes estão vindo pela primeira vez. Fazer parte desse processo é um privilégio e agrega no nosso crescimento profissional”, afirmou.
Já o residente de Ortopedia, Anderson Medeiros, destacou a importância dos atendimentos especializados. “Estamos essa semana aqui, na caravana da Rede Cuidar, trazendo atendimento especializado na área da Ortopedia para as crianças. Geralmente, as crianças quando chegam, não têm nenhum atendimento anterior especializado, apenas com o médico generalista. A gente tem a oportunidade de prestar atendimento, oferecer orientação e encaminhar esses pacientes para um atendimento mais especializado”, comentou o médico.
Gov. PB.