Após circular na imprensa paraibana a informação de que o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) estaria confirmado como possível candidato a prefeito de Santa Rita nas eleições de 2024, a Federação Brasil da Esperança (FEBRASIL) formada pelo PT, PV e PCdoB emitiu nota, nessa quarta-feira (19), negando a aprovação de qualquer candidatura para a referida disputa municipal.
Segundo o texto, assinado pelas direções estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), PCdoB, e Partido Verde (PV), ainda será divulgado pela executiva nacional da federação um calendário de debates e deliberações sobre candidaturas majoritárias e proporcionais nas eleições do próximo ano.
“Desta forma, qualquer fechamento de questão ou lançamento prematuro de alianças e ou candidaturas majoritárias em Santa Rita ou qualquer outra cidade, precisa de acompanhamento da FEBRASIL dentro do calendário que ainda será definido”, explicou a nota.
A Federação orienta que “as direções municipais continuem os debates e discussões sobre o pleito, mapeando o quadro eleitoral e dialogando com nossa base sem que seja antecipada prematuramente qualquer possível tática política e eleitoral”.
O que diz o PT
Em declaração ao programa 360 Graus desta quinta-feira (20), o presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, afirmou que foi pego de surpresa com a informação da candidatura de Coutinho em Santa Rita. Segundo o dirigente, o anúncio da candidatura do ex-governador, por parte do presidente do PT de Santa Rita, Severino Leôncio do Nascimento, o Biló, foi uma atitude temerária.
“A federação e o PT tem um calendário que precisa ser seguido e esse calendário sequer foi iniciado ainda. A direção nacional da federação ainda não estabeleceu esse calendário para que possamos definir a tática eleitoral nos municípios. Então, já divulgar tão prematuramente uma candidatura ou uma tática eleitoral da federação, nós entendemos que é prematuro, que é muito cedo, isso não pode acontecer”, declarou Macêdo.