Um suposto ataque sofrido no início do mês de setembro pelo candidato a vice-prefeito Gilvan Garcia de Carvalho Filho, conhecido como Guega (Republicanos), em Duas Estradas, no Brejo da Paraíba, foi classificado como falso pela Polícia Civil. A informação foi divulgada pelo delegado Walter Brandão.
“Nós quando tomamos conhecimento do fato, procedemos todo o isolamento da área, procedemos todas as perícias, procedemos as diligências necessárias, laudos especiais […] constataram que, na verdade houve uma falsa informação de um suposto crime de tentativa de homicídio que de fato não ocorreu”, explicou o delegado em entrevista ao programa Arapuan Verdade.
De acordo com o delegado, todos os moradores da área onde o ataque teria acontecido foram ouvidos e ninguém confirmou a presença da motocicleta supostamente utilizada pelos dois suspeitos.
“As investigações não deixam dúvida e nos convencem de que foi uma simulação do fato e de que, na verdade, não houve crime”, pontuou Brandão.
Ainda conforme o Walter Brandão, durante a investigação foram encontradas diversas contradições, o que levou a Polícia Civil, entre outros fatores, a concluir que o ataque relatado por Guega em um sítio na Zona Rural de Duas Estradas não era verdadeiro.
“Todos os estampidos de forma intervalada, os disparos, os projéteis, o trajeto dos projéteis estudados, os disparos de dentro para fora do veículo, a declaração de que os supostos algozes se encontravam do lado de fora… então foram várias contradições e não encontramos o mínimo de razoabilidade para sequer continuar com o inquérito policial, uma vez que com as diligências nos convenceu de que havia um farto contexto probatório, inclusive pericial, de que a dinâmica do fato em nada converge com as declarações da suposta vítima”, acrescentou.
Além disso, o candidato a vice-prefeito informou à polícia que não tinha interesse em dar continuidade à investigação, o que despertou a atenção do delegado.
De acordo com a investigação, alguns disparos foram efetuados de fora para dentro do carro, atingindo o vidro do motorista e o para-brisa. Outros disparos, por sua vez, partiram de dentro do veículo e acertaram o lado dianteiro do passageiro.
Guega, segundo o delegado, será acusado de falsa comunicação de crime, enquanto o inquérito inicial sobre a “tentativa” foi arquivado.
Guega se defende
Guega, candidato a vice-prefeito de Duas Estradas, negou ter mentido a respeito do atentado a tiros que relatou ter sofrido. Ele afirmou que vai solicitar uma nova perícia sobre o caso.
“Vou mandar solicitar uma nova perícia. Eu dei meu depoimento. Não fiquei com medo, não. Eu disse ao delegado que vou entregar nas mãos de Deus e que a Justiça tome as providências”, declarou o candidato, enfatizando que não precisaria mentir sobre o fato.
O filho, que se apresentou como Vinícius, disse que ele e o pai irão se informar sobre a conclusão do delegado a respeito da investigação antes de fazer um pronunciamento mais detalhado.
“Vamos entender o que o delegado está falando para depois poder dar alguma explicação. Temos provas de que ele sofreu o ataque. Ele não tinha condições de ter inventado isso. Acredito que tudo isso vai ser esclarecido”, ponderou o filho de Guega.