A cerca de uma semana das eleições de 2022, canais oficiais do governo do Paraná foram usados para disparo em massa de mensagens pró-Bolsonaro e de ataque ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O Palácio Iguaçu repudiou a ação e informou ter determinado uma “apuração célere” para responsabilizar os envolvidos. O conteúdo, informou, partiu de uma empresa terceirizada da Celepar, empresa prestadora de serviços de tecnologia de informação ao Estado.
Os episódios começaram a ser relatados já pela manhã e se referem, aparentemente, a um texto único, encaminhado por SMS entre a noite desta sexta (23) e a madrugada deste sábado (24).
A mensagem que chegou aos celulares diz: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senão, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!! [sic]”.
Nas redes sociais, o tema já está presente. Alguns usuários do Twitter afirmam ter recebido o texto com a identificação do Detran. Mas também há relatos de envios pelo canal da Polícia Civil.
Em muitos posts, o número do remetente – 28523 – foi associado ao sistema do PIÁ (Paraná inteligência Artificial), plataforma que concentra consulta e acesso a centenas de serviços digitais do governo.
O programa foi desenvolvido pela Celepar, “inspirado em iniciativas exitosas do setor privado”, e lançado em junho de 2019 por Ratinho Jr. como uma espécie de “canal de diálogo” com a população.
No Instagram, usuários de outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Norte, afirmaram também ter recebido o conteúdo. Em nota, o governo do Paraná disse ter determinado à Celepar uma apuração “célere junto a seus parceiros para responsabilização desse fato lamentável”.
“O fato ocorreu a partir de uma empresa terceirizada e ela já foi notificada pela Celepar”, disse o governo, que repudiou “qualquer tentativa de uso político ou manifestação antidemocrática”.
Pesquisas revelam Bolsonaro em segundo lugar
A última pesquisa Datafolha, publicada na quinta-feira (22), mostra o ex-presidente Lula, do PT, à frente, com 47% das intenções de voto no primeiro turno do pleito presidencial. Bolsonaro somou 33% das intenções. A estimativa de votos válidos, indica o levantamento, daria ao petista chances de vencer no primeiro turno.
A pesquisa ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.