A contagem regressiva para o São João de Campina Grande de 2024 já começou, e as expectativas são altas, especialmente com as novidades que a cidade está preparando para este ano. Nesta sexta-feira (22), será lançada a tão aguardada programação oficial, e as obras de ampliação do Parque do Povo e a revitalização do Parque Evaldo Cruz são alguns dos destaques desta edição, prometendo tornar a festa ainda mais grandiosa e inesquecível, e por meio da Secretaria de Obras (Secob), essas iniciativas representam um compromisso sólido com a preservação da cultura e o fortalecimento da infraestrutura para os eventos locais, como o São João.
A ampliação do Parque do Povo é uma resposta direta à crescente demanda dos forrozeiros e turistas que buscam por uma experiência ainda mais imersiva durante o São João. As obras de ampliação do Parque do Povo já foram iniciadas e visam proporcionar mais espaço, conforto e segurança para todos os participantes. Joab Machado, secretário de Obras do Município, explicou que a ampliação do espaço da festa vai modificar a dinâmica do evento e poder acomodar ainda melhor os forrozeiros que irão participar d’O Maior São João do Mundo.
“Vai modificar a dinâmica do evento e completamente o tipo de uso do espaço. Vai acomodar todos os forrozeiros, todo mundo que vem como turista e todo mundo que utiliza esse espaço para curtir o evento, conseguir captar mais gente, conseguir absorver mais público e mudar a dinâmica da festa, isso é muito importante para o Município de todas as maneiras, seja ela economicamente, do ponto de vista de turismo, seja do ponto de ampliação desse espaço”, explicou Joab Machado.
Para conseguir essa ampliação, um total de 34 lotes, entre casas e terrenos, foram incorporados ao patrimônio público. Com a incorporação da nova área, o Parque do Povo terá um aumento significativo em seu tamanho, passando dos atuais 31.595 metros quadrados para 40 mil metros quadrados. Esse acréscimo representa uma expansão considerável das instalações do Parque do Povo, proporcionando mais espaço e oportunidades para os frequentadores desfrutarem de atividades ao ar livre e eventos públicos.
A demolição dos lotes está sendo realizado por mão de obra da Prefeitura, envolvendo as secretarias competentes e ligadas à segurança do processo, a exemplo da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Defesa Civil, Guarda Municipal, STTP e o Gabinete do Prefeito, entre outros. O processo de demolição ocorrerá dependendo das condições relacionadas às obras e a previsão é de que esta ação seja concluída no fim de abril.
Após a saída dos moradores dos lotes e a demolição das construções, será realizada a concretagem do pátio do Parque do Povo na área nova. O secretário de Obras do Município, Joab Machado, explicou que todo o processo será concluído antes da montagem da estrutura para O Maior São João do Mundo, realizada pela empresa responsável pela gestão do evento.
“Vamos fazer algumas obras, inclusive a concretagem do pátio do Parque do Povo, para que possibilite esse aumento de área na parte inferior. A gente vai entregar antes da montagem das estruturas do evento e sempre em comunicação com a empresa que faz a gestão do evento e a Prefeitura”, ressaltou o secretário de Obras.
Por sua vez, a revitalização do Parque Evaldo Cruz promete elevar a infraestrutura dos eventos a um novo patamar. Equipamentos modernos serão instalados para oferecer performances memoráveis. Além disso, essas melhorias serão um legado para a cidade, proporcionando espaços públicos de alta qualidade que podem ser desfrutados durante todo o ano, não apenas durante o São João.
Com um investimento de R$ 30 milhões, essa obra histórica no centro da Rainha da Borborema devolverá à população um amplo espaço para exercícios, contemplação, eventos e ampliação do Parque do Povo. O Açude Novo será revitalizado com novas estruturas, como quadra poliesportiva, ciclovia, pista de skate, playground, espaço pet, lanchonetes, estacionamento, lojas e banheiros acessíveis. Nesta primeira etapa, além da ponte, serão entregues o pátio multiuso, escadarias, obelisco (principal monumento histórico já restaurado), rampas de acessibilidade, gradil e iluminação em LED em todo o parque.
Com as obras avançando a todo vapor e a programação prestes a ser anunciada, a emoção e a expectativa só aumentam. Campina Grande está se preparando para receber forrozeiros de todos os cantos do país, prometendo um São João que ficará marcado na memória de todos que tiverem a felicidade de vivenciá-lo.