Criar um ambiente de feira ou shopping popular e proporcionar uma oportunidade de aprendizado prático das relações compra e venda com alunos da rede municipal. Este foi o objetivo da ação pedagógica “Vamos às Compras”, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, por meio do Programa Banco Mais, que aconteceu entre os dias 30 de maio e 02 de junho.
Durante os três dias da ação, realizada na Casa dos Conselhos da Educação, foi facultada a visitação dos alunos e professores das escolas à Lojinha do Banco Mais para vivenciar na prática atividades envolvendo ações de contexto matemático.
“Cada vez mais a educação financeira se torna um item importante entre os conteúdos necessários à formação dos cidadãos, ao mesmo tempo em que o empreendedorismo aparece como uma possibilidade de gerar meios de sobrevivência, Portanto, aprender a ganhar, economizar e gerenciar os recursos são pontos focais do ensino na atualidade. A estratégia do projeto é unir atividades teóricas e práticas, de forma lúdica e instrutiva, provocando aprendizados e vivências como o evento desta semana. Aqui, com o dinheirinho que conquistaram nas atividades, elas podem adquirir produtos variados”, explicou a coordenadora do projeto B+, Luiza Bandeira.
O Banco Mais (B+) é uma proposta que tem por objetivo introduzir conteúdos de educação financeira e empreendedorismo, como temas transversais, com turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais da rede municipal de Cabedelo.
A ação tem por objetivo fomentar nas unidades escolares, além de atividades envolvendo educação financeira, o empreendedorismo, cooperativismo e a educação fiscal; bem como, trabalhar valores como a honestidade, ética e responsabilidade de forma prática com alunos da rede municipal de ensino dos 4º anos.
O Programa Banco Mais realiza aulas de educação financeira nas unidades escolares e tem várias ações ao longo do ano com foco na valorização dos estudos através da bonificação de uma moeda fictícia B+, conquistada através de atividades pedagógicas propostas pelos professores da rede.