A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), por meio da Vigilância em Saúde, realizou, na última sexta-feira (10), uma reunião com os líderes de associações comunitárias dos bairros do município para o lançamento do projeto “Vigilância na Comunidade”.
A reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, teve como objetivo levar o detalhamento do projeto para os líderes comunitários, o conhecimento do perfil de cada comunidade e a elaboração de estratégias para cada público alvo.
O “Vigilância na Comunidade” tem por objetivo levar às comunidades todos os serviços ofertados pela Vigilância em Saúde, desde a oferta das vacinas; prevenção, identificação e encaminhamento para tratamento de doenças como tuberculose, hanseníase e dengue; ação educativa de vistoria em estabelecimentos comerciais da localidade, dentre outros. A previsão para a começar o agendamento das visitas in loco já é para a segunda quinzena de fevereiro.
“Nesse primeiro momento estamos conversando com os líderes comunitários para conhecer a realidade de cada comunidade, os problemas e o público para sabermos como direcionar os nossos serviços à cada localidade de acordo com o perfil traçado”, explicou Júlia Vaz, gerente executiva de Vigilância em Saúde.
Na descentralização dos serviços quem ganha é a comunidade, que muitas vezes desconhece o trabalho realizado pela Vigilância em Saúde.
“Quero parabenizar a equipe pelo leque de serviços ofertados pela Vigilância. Eu mesma não tinha conhecimento desses serviços e acredito que muitos da comunidade também não tenha. Agora vou levar pra eles essa informação para que possamos aproveitar esse conhecimento e melhorar a qualidade de vida da comunidade”, pontuou Diana Farias , líder comunitária do Salinas Ribamar.