A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), lançou, nesta terça-feira (25), o projeto Caravana do Esporte e Lazer. A iniciativa, que é apoiada pelo Ministério do Esporte, visa incentivar atividades esportivas entre a população em todas faixas etárias, a partir dos 7 anos.
O projeto, com duração de execução de 12 meses, tem por objetivo fortalecer as ações voltadas à promoção do esporte, lazer e cidadania em Cabedelo, por meio da prática orientada e oferta de várias modalidades esportivas.
As ações vão abranger moradores dos bairros do Renascer, Jacaré, Ponta de Matos, Centro e beneficiar 600 pessoas, sendo 150 por bairro, dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. O projeto deve ter início no dia 15 de maio.
“Muito emocionado por ver um projeto tão importante saindo do papel. Vamos tocá-lo da forma que ele merece, para que as pessoas o entendam, compreendam sua importância e participem. Que ele sirva de exemplo para toda a Paraíba e, também, para outros Estados. Além de esportista, sou um motivador do esporte e acredito na transformação pessoal e coletiva por meio da prática esportiva. É nossa intenção continuar nesse apoio ao esporte na cidade e acreditamos que essa Caravana vai desenvolver um novo olhar e oferecer um caminho de saúde, bem estar e convivência saudável entre famílias e comunidade”, declarou o prefeito Vitor Hugo.
Dentre outros objetivos, o projeto visa a promoção da prática de esportes de participação, gerar a conscientização entre os moradores para a adoção de estilos de vida saudável e fortalecimento da prática esportiva nas famílias. Do ponto de vista comunitário, o projeto pretende ampliar e valorizar os espaços públicos de convivência, investir na prática do esporte recreativo e de lazer e promover a integração entre os bairros. As ações contam com a parceria das secretarias de Saúde, Educação e Cultura, enfatizando a multiplicidade de ações físicas e intelectuais.
“É uma satisfação poder estar apresentando esse projeto que demorou, mas finalmente está saindo do papel. A partir de hoje, Cabedelo pode dizer que tem um programa de esporte integrado como política pública. Esse é o programa de maior extensão, unindo esporte e cidadania, já desenvolvido na cidade e por meio do qual vamos poder atender pessoas em vulnerabilidade social, que precisam muito de atenção. Detectamos, num primeiro momento, bairros que apresentavam necessidades e tinham uma estrutura viável para o desenvolvimento de atividades propostas e vão funcionar como núcleos pioneiros do projeto”, destacou o secretário dos esportes, Maurício Vicente dos Santos.
Nos 4 núcleos do projeto deverão ser ofertados circuitos com as modalidades de caminhada, funcional, vôlei, futsal, judô, xadrez, funcional kids, dança regional, corrida de rua, basquete, futebol, handebol, skate, surf, futevôlei, natação. Todo o projeto, assim como os polos, contarão com o acompanhamento das coordenações geral e pedagógica, professores de educação física e coordenadores de bairro.
Além dos circuitos nos bairros, o projeto também prevê ações de lazer e cidadania, com atividades de esporte recreativo, sala de leitura, música e artesanato, com a ocupação de praça do núcleo, bem como a realização de eventos sociais e integrativos como Gincana interbairros e Natal solidários.
Inscrições – Até o próximo dia 28, a Sejul está com inscrições abertas para interessados em participar do projeto Caravana do Esporte e Lazer. Podem se inscrever crianças a partir dos 07 anos, para os circuitos que vão ser desenvolvidos em 04 pólos pela cidade, não havendo qualquer impeditivo para a participação.
As inscrições estão sendo feitas por núcleo. No bairro de Ponta de Matos, os interessados podem procurar a Associação AMAPO, das 8h às 14h. No Centro, Ginásio Poliesportivo Municipal, das 8h às 14h; no Jacaré, Quadra Municipal de Vila Feliz, das 8h às 14h; e no Renascer, Quadra Municipal do Renascer III, das 8h às 14h.