A Busca Ativa Vacinal (BAV) em Campina Grande aumentou a cobertura vacinal infantil em 85% no Município em 2022. No primeiro semestre do ano passado foram aplicadas 25.725 doses de vacinas de rotina. No segundo semestre, quando as ações foram desenvolvidas, foram aplicadas 47.820 doses.
As ações acontecem em creches, escolas, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), em domicílio, em espaços públicos como feiras, parques, Igrejas e por meio do projeto “Carro da Vacina”. Entre julho e dezembro de 2022, a BAV foi realizada em 11 CRAS, 23 escolas e 42 creches.
As estratégias fazem parte da BAV, que é um trabalho desenvolvido em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e é um dos pré-requisitos do Selo Unicef. Campina Grande é um dos cinco municípios no país onde a Busca Ativa Vacinal está sendo desenvolvida.
“Os dados são extremamente positivos e reforçam o protagonismo de Campina Grande no seu Programa Municipal de Imunização. Vale ressaltar, contudo, que os índices de vacinação continuam baixos no país todo. Nossas ações são estratégias no sentido de diminuir essa baixa cobertura”, esclareceu a coordenadora Municipal de Imunização, Samira Luna.
Ações em creches – Desde o início do ano, as ações já foram retomadas nos CRAS e nos domicílios, além das atividades com o carro da vacina. Agora, a campanha voltou a realizar a vacinação nas creches. As ações começaram na semana passada e vão até o final do primeiro semestre, atingindo novamente 42 creches municipais.
A população também pode solicitar a aplicação da vacina na própria residência, telefonando para o número 3077-1321, em caso de pessoas com dificuldade de mobilidade, como crianças e idosos e pessoas com deficiência permanente.
Veja o cronograma do Projeto ” VACINAR É AMAR ” – 2023 (PDF)
Codecom.