Durante reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Agreste e da Borborema (Sintab), na tarde desta segunda-feira, 6, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, garantiu à categoria um reajuste salarial de 10%, o equivalente ao dobro da inflação. Desse percentual, 5% serão incorporados ao salário base de ativos e inativos. Os 5% restantes serão pagos como abono salarial.
A proposta de reajuste – que foi construída dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) -, prevê o pagamento a partir de maio, mas retroativo a janeiro. No ano passado, a Prefeitura de Campina já havia concedido um aumento salarial de 33,24% para todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Da mesa de negociação, realizada no São Nobre do Gabinete do Prefeito, participaram vereadores de situação e oposição, além de secretários.
Em sua exposição, o prefeito destacou que, antes mesmo do reajuste, Campina Grande já pagava aos professores da rede municipal um salário superior ao piso da categoria. Bruno Cunha Lima também anunciou a convocação, ainda neste semestre, dos aprovados no último concurso da Educação.
O prefeito aproveitou a reunião para fazer um balanço dos investimentos que tem feito e que já colocam a educação de Campina Grande como a melhor e mais bem avaliada da Paraíba.
Avanços históricos
“Temos procurado valorizar os professores e demais profissionais da Educação, mas principalmente investir na atenção aos mais de 40 mil alunos da nossa rede”, ressalta Bruno. “Investimos muito para garantir o título de melhor educação da Paraíba. Triplicamos o número de alunos com deficiência na rede, investimos na reforma e ampliação das escolas, na garantia dos kits escolares, com fardamento, materiais básicos, salas de informática, ar-condicionado, playground, merenda de qualidade e entrega de notebooks aos professores”, comemorou.
Veja abaixo outras conquistas de Campina Grande na área da Educação:
– Reajuste de 33,24% em 2022, incidindo sobre a GED, GAE e demais gratificações.
– Progressões horizontais e verticais concedidas em 2022 superaram o que já havia sido concedido nas últimas duas décadas.
– Entrega de notebooks aos professores e gestores de toda a rede municipal.
– Garantia da permanência do vínculo dos profissionais da educação nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2022 e 2023.
– Convocação do restante dos aprovados no concurso de 2021 e anúncio de um novo concurso ainda para o ano de 2023.
– Pagamento integral da jornada ampliada (100%, antes se pagava 80%).
– Reajuste e equiparação salarial dos professores contratados, em 2021.
– Convocação de 174 professores aprovados no concurso de 2014.
– Realização de novo concurso e convocação de concursados de maneira quase imediata.
– Pagamento do 14° salário a todos os profissionais da educação em 2021.
– Pagamento do 14° salário aos profissionais da educação cujas escolas conseguiram avançar 20% ou mais no último Ideb (2022).