O prefeito Bruno Cunha Lima entregou nesta quinta-feira, 15, um total de 30 novas câmaras frias para o setor de imunização da Secretaria de Saúde de Campina Grande. Os equipamentos vão substituir as antigas geladeiras e estruturar as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde e Policlínicas.
As câmaras de conservação já foram distribuídas para as unidades em que as antigas geladeiras apresentavam problemas e para a abertura de novas salas de vacina. As unidades contempladas foram UBS Plínio Lemos, UBS Horacina de Almeida, UBS Padre Hachid Ilo Beserra, UBS Wesley Cariri, UBS João Rique, UBS Malvinas V, UBS Ricardo Amorim, UBS Adriana Bezerra, UBS Bonald Filho, UBS Jeremias II, UBS José Aurino Barros, UBS Romualdo de Brito, UBS Crisóstomo Lucena, UBS Antônio Virgílio Brasileiro, UBS Galante, UBS Benjamim B. da Silva, UBS Raiff Ramalho, UBS Velame, UBS Dra. Ana Cantalice, UBS Ana Amélia, UBS Malvinas I, UBS Malvinas IV, UBS Araxá, UBS Bodocongó, UBS Adalberto César, Policlínica de São José da Mata, Policlínica do Catolé, Policlínica da Pameira e Policlínica da Bela Vista.
Com a medida, mais de um terço das salas de vacinação passaram a contar agora com câmaras frias. Além das salas de vacinação, a Central de Imunização (Rede de Frio) já é estruturada com os equipamentos. As equipes de imunização também dispõem de caixas térmicas com termômetros para o transporte das vacinas.
“Gradativamente, toda a nossa estrutura no que diz respeito à vacinação está passando por uma reformulação, uma requalificação, saindo dos antigos freezers, congeladores e geladeiras e coolers para câmaras frias e caixas portáteis com termômetros. Isso confere maior controle dos imunizantes, melhor administração para evitar perdas e garantia da qualidade dos produtos”, avaliou o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima vem modernizando os equipamentos de toda a Atenção Básica de Saúde. O investimento faz parte do pacote do programa Saúde de Verdade de qualificação dos serviços.
No total, já foram adquiridos 50 balanças neonatais e 10 balanças digitais, 200 equipamentos de monitoramento de frequência cardíaca na gestação (doppler fetal), 110 negatoscópios, 70 mesas ginecológicas e 150 focos ginecológicos, 1 equipamento de ultrassom, 5 eletrocardiógrafos, 75 mesas clínicas com escadinhas, 30 novas poltronas acolchoadas e reclináveis para pacientes e acompanhantes, 93 aparelhos televisores, 600 computadores, 60 aparelhos de ar-condicionado, 80 bebedouros, 50 ventiladores, 250 estantes, 50 cadeiras longarinas, 50 seladoras e 10 fogões industriais.