O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) cobrou nesta terça-feira (27), na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o seu colega de Parlamento, Adriano Galdino (Republicanos), sobre o compromisso firmado em torno da disputa da presidência da Casa.
Acontece que Galdino admitiu a possibilidade de disputar o primeiro biênio, dizendo que aguarda alguns pareceres para lhe dar a garantia jurídica. Só que um acordo fechado com o Republicanos garantia que Branco seria o candidato do partido no primeiro e Adriano, no segundo biênio.
Em sua fala, Branco disse que estava surpreso com os últimos movimentos do atual presidente da ALPB e cobrou publicamente o compromisso firmado com a anuência de mais de 30 deputados.
“Só lhe fiz o bem, inclusive, foi ele que me lançou para disputar o primeiro biênio. De fato, estou surpreso pelo que fez sem combinar comigo, a exemplo da PEC da reeleição, que disse que não iria colocar para votação”, iniciou o parlamentar.
Por fim, Branco Mendes afirmou que segue candidato à presidência da Mesa Diretora. “Reafirmo a minha candidatura, nem que seja só pra ter o meu voto. Quero ser presidente para respeitar os colegas, não usarei a Casa para passar por cima de ninguém, e encerro citando o saudoso Leonel Brizola: a política ama a traição, mas abomina o traidor”, concluiu.
Já o deputado estadual Felipe Leitão (PSD) rebateu a fala de Branco, declarando que é ele quem está quebrando o acordo firmado. Ele ainda disse que a Assembleia é uma casa da democracia e os parlamentares devem ter o direito de poder escolher em quem votar.
“Eu como testemunha e sabedor do acordo que existia, não poderia ficar calado. Era necessário subir aqui para repor a verdade dos fatos. Existia sim um compromisso que quem está quebrando é Branco Mendes. Se o presidente Galdino pudesse disputar o 1º biênio, ele assim o faria. Surgiu um fato novo, superveniente que traz Galdino como elegível. Adriano traz segurança para Casa”, destacou Leitão.