• Sobre
  • Contato
17/06/2025
Blog do Dércio
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Blog do Dércio
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Início Brasil

Bolsonaro assina reajuste de 33,24% em salário de professores, mas prefeituras alegam falta de verbas para o repasse

5 de fevereiro de 2022
em Brasil, Crise, Destaque2, Economia, Educação
Tempo de leitura: 3 mins de leitura
A A
GENOCÍDIO: Indígenas denunciam Bolsonaro no Tribunal Penal em Haia

Uma cerimônia no Palácio do Planalto, nessa sexta-feira (4), oficializou o reajuste de 33,23% para professores da rede pública de educação básica. A portaria, assinada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, e pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), eleva de R$ 2.886 para R$ 3.845 o piso salarial nacional da categoria.

A medida se aplica a profissionais vinculados às redes municipal, estadual e federal que lecionam no ensino infantil, fundamental ou médio e tenham carga horária de 40 horas semanais.

Além do reajuste, foram lançados no evento dois editais com a oferta de 168 mil vagas em cursos de graduação e pós-graduação para formação de professores. O primeiro é o da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o segundo edital é do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

“Em 2021 o protagonismo foi dos profissionais da saúde, em 2022, o protagonismo será dos profissionais de educação. Chega de usar os professores e profissionais de educação apenas como massa de manobra político-eleitoral. Está na hora de ações diretas. E uma ação direta é essa, que respeita o profissional e dá a ele um ganho a mais nessa situação”, ressaltou o ministro da Educação na cerimônia.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a medida abrange professores, diretores, coordenadores, inspetores, supervisores, orientadores e planejadores escolares em início de carreira. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 1,7 milhão de profissionais serão impactados.

O reajuste está previsto em lei de 2008. Segundo o texto, o valor mínimo para os docentes da educação básica deve ser reajustado anualmente em janeiro. Segundo entendimento da CNTE e do governo federal, o reajuste é automático e deverá constar do salário referente ao mês de janeiro, a ser pago em fevereiro.

Após a assinatura que firma o reajuste, um novo problema: os municípios alegam dificuldades financeiras para arcar com o novo valor.

Um dia após o presidente Jair Bolsonaro adiantar o valor de reajuste do piso, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) criticou a medida afirmando que o Executivo federal coloca “em primeiro lugar uma disputa eleitoral” e joga a educação “pelo ralo”.

Por meio de nota, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) discordou da portaria assinada.

“O anúncio reforça a falta de planejamento e comunicação dentro do próprio governo, bem como demonstra que a União não respeita a gestão pública no país”, publicou.

E completou: “a Confederação Nacional de Municípios (CNM) entende que a Portaria não muda o entendimento anterior de que é necessária regulamentação da matéria por intermédio de uma lei específica, conforme reforçado em Nota de Esclarecimento do Ministério da Educação, de 14 de janeiro, com base em parecer da Advocacia-Geral da União (AGU)”.

A CNM ainda afirmou que “vai continuar acompanhando a discussão no âmbito jurídico a fim de garantir que haja clareza diante da indefinição criada.

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP), também se manifestou de forma contrária à portaria.

Em publicação nas redes sociais, a FNP comunicou “como diz a máxima: “no setor privado pode-se fazer tudo o que não é proibido, mas no público apenas o que é explicitamente permitido”. Portanto, é uma temeridade aplicar o reajuste do piso do magistério fundamentado em uma portaria, como anunciado pelo @govbr.”

 

 

Redação com CNN Brasil e InfoMoney.
CompartilharTweetarEnviarCompartilharLerEnviar
Matéria Anterior

Confirmada a instalação de Escola Cívico-Militar na cidade de Bayeux

Próxima Matéria

Hospital Regional de Queimadas realiza mais de 6 mil procedimentos

Matérias Relacionadas

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital
Saúde

Morre técnico de enfermagem vítima de acidente entre moto e ônibus no Centro da capital

17 de junho de 2025
“O golpe até seria fácil começar”, diz Bolsonaro em depoimento ao STF
Policial

PF indicia Bolsonaro e Ramagem no inquérito da “Abin Paralela”

17 de junho de 2025
Central Estadual de Transplantes registra 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba
Saúde

Central Estadual de Transplantes registra 16ª doação de órgãos de 2025 na Paraíba

17 de junho de 2025
Próxima Matéria
Hospital Regional de Queimadas realiza mais de 6 mil procedimentos

Hospital Regional de Queimadas realiza mais de 6 mil procedimentos

  • Sobre
  • Contato

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Brasil
  • Mundo
  • Notícias
  • Opinião Polêmica
  • Paraíba
  • Podcast’s
  • Arquivo

© 2023 Todos os direitos reservados ao Blog do Dércio