Os eleitores da cidade de de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, voltaram às urnas nesse domingo (07) para a escolha de novos vereadores que ficarão no cargo até 2024. A eleição suplementar ocorreu devido à cassação de seis vereadores em julho do ano passado, todos do partido Republicanos, por fraude da sigla na cota de gênero.
Dos nove vereadores eleitos em 2020, seis eram do Republicanos, representando mais de 50% dos votos válidos e, por esta razão, um novo pleito precisou ser realizado. Como os cassados poderiam se candidatar novamente, cinco dos seis retirados da vaga na Câmara Municipal foram eleitos.
Sendo assim, Júnior Freitas, Dr. Júnior, Zé Gordo, Ronaldo Alvarenga e Júnior de Gato assumirão novamente o posto de vereador de Boa Ventura. Somente Antônio Neto, também cassado, não conseguiu sair vitorioso, ficando na primeira suplência.
Já Ebinho (PSDB) e Antônio Madalena (PSDB), eleitos em 2020, também ganharam uma cadeira na Câmara de Boa Ventura. Como Livoneide Pinto (Solidariedade) não disputou, Queiroga Pinto (PSDB) assumiu a posição e conseguiu se eleger com a terceira maior quantia de votos. Suely Almeida (Republicanos) completa o quadro de parlamentares do município.
Confira todos os vereadores eleitos em Boa Ventura
– Júnior Freitas (Republicanos): 409 votos
– Ebinho (PSDB): 369 votos
– Queiroga Pinto (PSDB): 349 votos
– Dr. Júnior (Republicanos): 347 votos
– Zé Gordo (Republicanos): 323 votos
– Ronaldo Alvarenga (Republicanos): 300 votos
– Júnior de Gato (Republicanos): 297 votos
– Suely Almeida (Republicanos): 275 votos
– Antônio Madalena (PSDB): 205 votos
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), foram computados 3.921 votos nesse domingo, sendo 3.770 votos válidos (96,15%), 114 votos nulos (2,91%) e 37 votos em branco (0,94%).
A diretora do Fórum Eleitoral de Itabaiana e juíza eleitoral da 42ª Zona, Brena Brito, comentou que o processo eleitoral foi “bastante positivo, tivemos um comparecimento expressivo do eleitorado, a transmissão do resultado foi de forma bastante célere e eficiente, os quatro locais de votação contaram com servidores da Justiça Eleitoral, responsável pela transmissão dos resultados e a totalização se deu em tempo recorde, encerrando mais uma linda festa da democracia”.