Uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB) nesta terça-feira (29), às 14h, reunirá entidades e produtores que integram o Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos arranjos produtivos locais da Paraíba (Planes-PB). O Banco do Nordeste participará da audiência em que serão apontados os desafios e potenciais econômicos das atividades mapeadas, com o objetivo de fomentar estratégias para o desenvolvimento desses territórios.
A sessão terá transmissão da TV Assembleia em canal fechado e no Youtube. Desde a fase de elaboração e lançamento do Planes-PB, os agentes de Desenvolvimento do BNB, Patrícia Neves e Kennedy Wanderley, participaram dos grupos de trabalho de três APLs: avicultura caipira, piscicultura e abacaxicultura. Eles contribuíram com dados do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) sobre questões conceituais e de mercado das atividades, tendo como base a estruturação necessária para os financiamentos.
O gerente de desenvolvimento territorial do BNB, Izidro Barreiro, ressalta a convergência entre os programas e mobilização dos parceiros com objetivos em comum. “O Planes-PB tem a contribuição intersetorial do Banco do Nordeste, que levou ao grupo a expetise na condução do Prodeter, destacando a aplicação dos Planos de Ações Territoriais (PATs). A iniciativa contempla otimização de custos, qualificação de atividades e mitigação os riscos na oferta do crédito”, destaca.
Na AL-PB, produtores do setor agropecuário paraibano e instituições parceiras destacarão os desafios enfrentados ao longo do primeiro ano em que o plano foi implementado.