Fale Conosco

Na manifestação dos prefeitos em favor da distribuição igualitária dos royalties do petróleo, participação de governadores e parlamentares é fundamental, avalia Wilson Santiago

“A distribuição igualitária dos royalties, que beneficia as Unidades da Federação de todo o país, sem discriminação, deve ser defendida pelo conjunto dos parlamentares e governadores de todas as regiões do país, a serem beneficiadas com os novos critérios, especialmente no Nordeste e na Paraíba, nossa terra”. É o que pensa Wilson Santiago, que na Câmara dos Deputados e no Senado Federal defendeu veementemente a distribuição igualitária dos royalties do petróleo.

Segundo defende Santiago, “a vitória da proposta que prevê a distribuição igualitária dos royalties do petróleo exige a participação de todos, desde os que ocupam o poder executivo (governos estaduais e prefeituras), os parlamentares (estaduais e federais), bem como as organizações da sociedade civil, e, na Paraíba, que tanto reivindica mais recursos para serem empregados na solução dos problemas que afligem o nosso estado”.

Wilson Santiago considera importante que governadores e parlamentares participem, dia 30 deste mês, em Brasília, da manifestação que vai reunir lideranças municipalistas, prefeitos, vereadores e demais agentes públicos para um grande ato de mobilização no Congresso Nacional. O objetivo é pressionar os parlamentares para que seja cumprido o acordo que foi celebrado com as lideranças partidárias em relação à imediata votação, na Câmara dos Deputados, do PL 448/2011, referente à redistribuição dos royalties.

Segundo mensagem da Confederação Nacional dos Municípios, “a pressão democrática é o instrumento mais legítimo e eficiente que dispomos, neste momento, para incluir na pauta do Congresso Nacional, ainda neste ano, a votação da matéria”.