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Pegou muito mal para o Sistema Correio a contestação que uma diretora do IBOPE fez as pesquisas que foram recentemente divulgadas como se fossem daquele instituto.

Cá pra nós, o Sistema Correio nunca precisou inventar sua liderança em alguns segmentos, como, por exemplo, jornal e radiofusão, mas parece que ultimamente tem se especializado em barrigadas.

Não compreendo ainda a estratégia de executivos experientes como Alexandre Joubert e Roberto Cavalcanti, que praticamente entregaram a concorrência os ícones que passaram anos para talhar.

Veja a matéria sobre a saia justa do Correio com o IBOPE publicada no site de Anco Márcio:

“Diretora do Ibope diz que Sistema Correio divulgou dados falsos sobre Ibope de rádio

Em 23/05/2011 às 02:25

Diretora do Ibope diz que Sistema Correio divulgou dados falsos sobre Ibope de rádio

A Pesquisa de Audiencia Domiciliar feita no momento em que o televisor é ligado através de aparelhos acoplados foi anunciada ainda para este ano pela direção do Sistema Correio, quando da exibição de um power point para apresentação da pesquisa da rádio.

Mas foi desmentida pelo IBOPE, através de Tereza Prestelo, que diz haver interesse, mas so dentro de três anos. Veja postagens no twitter. 

Para mim, que escrevo sobre TV, seria excelente que tal tipo de pesquisa fosse feita. Estou apenas constatando a informação errada por parte de diretores do Sistema Correio.

Tereza fala ainda em “dados falsos do Correio” (Anco Márcio)

Fulano de Tal @fulano de tal (nome omitido do twitter)

PESQUISA AUTOMÁTICA DOMICILIAR – Ibope contesta coluna e diz que só medirá audiência na TV paraibana daqui a três anos – bit.ly/lnZlA4

20 maio

Tereza Prestelo – [email protected]

18h39

Não existe esta possibilidade de instalação deste equipamento na praça de João Pessoa neste momento. Existem várias outras cidades na frente desta praça. Mas, o Ibope tem todo o desejo de que isso aconteça. A previsão é de 3 anos.

DIRETORA CONTESTA NUMEROS DIVULGADOS PELO SISTSMA CORREIO

O Sistema Correio da Paraíba alterou números da pesquisa IBOPE sobre a audiência de rádio em João Pessoa. A constatação foi feita pela gerente do IBOPE, filial de Recife, Tereza Prestrelo, que analisou peças publicitárias divulgadas pela Rádio Correio em recente café da manhã com agências de publicidade.

De acordo com análise rápida, o IBOPE encontrou equívocos na apresentação dos números pelo Correio. Em um deles, o Sistema agrupou números colhidos em diversas faixas de horários para chegar a um resultado irreal, omitindo dados importantes.

“O material enviado está em grande desacordo com as normas de divulgação do IBOPE”, declarou Tereza Prestrelo, em resposta à veracidade das peças divulgadas pelo Correio.

Confira a correspondência enviada pelo IBOPE RecifeConfira a correspondência enviada pelo IBOPE Recife

Ela anunciou que vai cobrar providências e informações do Sistema Correio para verificar a procedência dos números divulgados. “A peça não cita também o período da pesquisa e, principalmente, não sei de onde eles (Correio) tiraram os valores no gráfico”, completou a gerente do IBOPE.

O IBOPE entrevistou ouvintes no período de 14 a 18 de abril deste Ano(Dados do Paraiba.com)

VEJA A MATERIA DA COMEMORAÇÃO

O executivo Alexandre Teixeira Jubert, diretor-superintendente do Sistema Correio de Comunicação (na foto ao lado, à esquerda, com Beatriz Ribeiro ao centro e o ex-senador Roberto Cavalcanti, à direita) anunciou que as próximas pesquisas de aceitação de programas de televisão feitas pelo Ibope, na Paraíba, já serão realizadas através da utilização do Peoplemeter, ou “medidor de audiências”, que é um dispositivo desenvolvido pela empresa Nielsen Media Research, da Suécia, que permite medir passivamente a audiência dos canais de TV ou rádio.

Funcionamento dos aparelhinhos

O sistema é acionado mais ou menos assim: um codificador de áudio ou vídeo é instalado na emissora ou na rede a cabo, e emite um sinal especial dentro do sinal de vídeo e áudio do determinado canal de TV. Na casa do telespectador, com a devida autorização do mesmo, outro dispositivo é instalado, criando assim uma interface de comunicação para o envio de uma série de informações, tais como:

Operacionalidade gera confiança

Freqüência do canal, hora em que foi sintonizado/dessintonizado o aparelho em questão, hora em que a TV foi desligada, entre outros detalhes. Essas informações permitem à empresa gerar uma tabela informativa para analisar as audiências de cada programa exibido, hora a hora.

Assistência minuto a minuto

Esse aparelho é usado há cerca de 20 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área, em todo o País.

Campeão é conhecido na hora

Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope e a audiência na TV é calculada em tempo real, permitindo que o resultado seja disponibilizado quase simultaneamente aos clientes, pela Internet, mediante uma senha especial de acesso para os compradores de cada pesquisa.(Do Pbagora)

A VERDADE

A Diretora Tereza Pestelo,do Ibope,como já foi dito acima,afirmou que tal tipo de pesquisa somente será feita dentro de dois ou três anos.”