Fale Conosco

A Paraíba já está com o planejamento de vacinação contra a covid-19 pronto, esperando apenas a compra das vacinas pelo governo federal. A informação é do secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, que informou que ainda não há vacina no mercado e que somente uma distribuidora solicitou o registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que, por isso, é impossível vacinar toda a população brasileira já em 2021.

De acordo com Beltrammi, provavelmente os grupos prioritários serão os mesmos já anunciados pelo Ministério da Saúde. Primeiro serão vacinados os profissionais de saúde, idosos a partir de 70 anos e pessoas com doenças crônicas. ”Só a vacinação dessa parcela da população já será um grande avanço”, comentou.

O secretário destacou que, mesmo com o início da vacinação, o distanciamento social e o uso de máscaras são práticas que não podem ser suspensas. ”Vacina não é salvo-conduto”, afirmou. Ele disse ainda que pelo que a ciência descobriu até o momento sobre a doença, o uso de máscaras e o distanciamento são as melhores formas de se proteger.

”As pessoas precisam entender que estamos falando de proteção da vida. Se eu pegar covid, eu posso morrer. Muitas pessoas também estão ficando com sequelas, dificuldade para sentir cheiro, dificuldade para sentir gosto, dor de cabeça crônica… Não posso trocar isso por tomar uma cerveja no barzinho e ficar com um problema que vai me acompanhar por um bom tempo”, disse.