Fale Conosco

O Projeto “Sacola Viajante” chegou nesta quarta, dia 30, às creches Maria Eunice, localizada no Bairro do São Sebastião, e Manoel Quinídio, que fica no bairro do Belo Horizonte. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenação Pedagógica das Creches.

O projeto contempla todas as 11 creches municipais que atende cerca de 1.350 crianças e tem como objetivo incentivar e colaborar com o hábito da leitura nas crianças e seus pais, aproximando-os também do convívio escolar.

A coordenadora pedagógica das creches municipais, Francineide Maria de Souto, falou sobre a importância do objetivo do projeto. “O Sacola viajante é mais um incentivo a leitura em nossa educação infantil, sabemos o quanto é importante a leitura, as crianças gostam dos livros, gostam das histórias, gostam de ter esse contato,  e o nosso projeto vai mais além porque traz a família para dentro da creche e leva os livros pra dentro de casa”, explicou.

As sacolas contem  livros que farão uma viagem até a casa dos pequenos, onde estes vivenciarão junto com pais e familiares a leitura de contos e histórias infantis. Depois as sacolas retornam para escola para que outros colegas também possam levá-las para suas casas.

De acordo com Marleide Rauhylson, diretora da Creche Maria Eunice, na educação infantil é necessário que sejam usadas novas forma de educar e ensinar a leitura. “Na educação infantil a gente tem que fazer de tudo para que as crianças gostem mais da creche e tenham estímulo para estudar, e essa é uma forma da gente incentivar a leitura enquanto ainda crianças”, disse.

O projeto acontece até o mês de outubro onde vai ter a culminância com a exposição e debate dos resultados do projeto alcançados pelas crianças e seus familiares.