Fale Conosco

O atendimento básico de saúde ganha mais estrutura e qualidade para cerca de 4.800 pessoas a partir desta segunda-feira (18). A melhora é fruto da entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Doce Mãe de Deus, no Valentina Figueiredo, que foi inaugurada pelo prefeito Luciano Cartaxo. As novas instalações estão localizadas na Rua José Carlos Dias Brandão, ao lado da Igreja São Pedro, e vai atender a 1.200 famílias. No total, foram investidos R$ 560 mil.

“Estamos levando os serviços para o coração dos bairros, perto de quem mais precisa”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. “Estamos oferecendo a estrutura necessária para que nossos pacientes possam receber um atendimento humano e de qualidade. Neste espaço vamos poder garantir um atendimento básico planejado e realizado com foco nas pessoas”, complementou o gestor.

A comunidade, que estava sendo atendida em uma instalação provisória, aprovou a nova unidade. “O atendimento já era maravilhoso, nunca tive do que reclamar e, agora, com esta unidade bonita e com tudo novo, tenho certeza que só vai melhorar. Só tenho a agradecer”, declarou a dona de casa Marta Nascimento, de 45 anos.

Para a aposentada Maria de Fátima Melo, de 68 anos, o melhor é poder ter atendimento perto de casa. “Vou poder estar em dia com minha saúde, sem precisar ir pra longe. É muito bom poder ter um lugar novo, bonito, que pode receber bem as pessoas. Isso é muito importante”, avaliou.

Ações  – Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

A unidade contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, agente básica de saúde, dez agentes comunitários de saúde e profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Mônica Rocha, a USF vai contar com mais de 100 atendimentos diários. “Aqui poderemos oferecer a atenção primária com qualidade e com grande resolutibilidade. A USF é a porta de entrada do serviço de saúde, é o serviço que está mais próximo da população e por isso é muito importante que ela possa trabalhar em condições plenas”, declarou.

Serviços – Na USF serão oferecidas ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A unidade disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

Reformas – Desde janeiro de 2013, dez unidades de saúde da família receberam obras de reforma e ampliação por toda a cidade, passando a oferecer uma estrutura adequada para o atendimento em saúde para a população. Atualmente, outras 13 USFs estão sendo construídas em 12 bairros.

As unidades reformadas e entregues pela PMJP estão localizadas nos bairros da Torre, Bairro das Indústrias, Geisel, Castelo Branco, Costa e Silva, José Américo, Bancários e Anayde Beiriz, além de duas unidades no bairro Alto do Mateus.

Portal PMJP