Fale Conosco

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entrega, nesta segunda-feira (18), as novas instalações da Unidade de Saúde da Família (USF) Doce Mãe de Deus, no bairro Valentina Figueiredo. Foram investidos R$ 560 mil de recursos da PMJP na unidade, que vai beneficiar 1.200 famílias, o que representa cerca de 4.000 pessoas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento, que integra as ações em comemoração aos 429 anos de João Pessoa, começa às 9h, na Rua Jornalista Rubéns César, s/n, e terá a participação do prefeito Luciano Cartaxo.

“Com a entrega de mais este equipamento, estamos ofertando mais promoção, prevenção e assistência no território, através dos profissionais de saúde da família, complementando com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf)”, destacou a secretária de Saúde, Mônica Rocha.

Dentre as ações desenvolvidas na unidade, estão o acolhimento com escuta qualificada; atendimento integral à demanda espontânea, organizada por grupos prioritários; atividades de educação em saúde; e ações planejadas na unidade e no território.

A unidade contará com uma Equipe de Saúde da Família (ESF), composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem, dentista, agente básica de saúde, dez agentes comunitários de saúde e profissional do Nasf.

Serviços – Na USF serão oferecidas ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

A Unidade disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade, com objetivo de efetivar o controle social.

PMJP