Fale Conosco

O trabalho de inclusão social e incentivo ao ingresso no mercado de trabalho da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) encerrou mais uma etapa nesta quinta-feira (26). O prefeito Luciano Cartaxo participou da solenidade de entrega de 249 certificados em cursos de formação oferecidos pelos Centros de Referência da Cidadania (CRC). A solenidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. Nesta quinta-feira, foram entregues os certificados dos cursos de barbearia e de artesanato.

A solenidade de entrega foi precedida por uma aula inaugural das próximas turmas. O prefeito Luciano Cartaxo destacou que a aula marca o início de novas oportunidades para a população. “João Pessoa merece uma gestão que crie oportunidades para as pessoas. E é isso que temos trabalhado: focar na inclusão social através do mercado de trabalho. Terminamos uma etapa aqui com a entrega dos certificados, mas, na sequência, já iniciamos outra, com o olhar sempre para o futuro”, destacou o prefeito.

O incentivo ao mercado de trabalho é o foco dos cursos ofertados pelos CRCs, que também estimulam o empreendedorismo dos alunos. “Esses cursos transformam vidas. A gente dá o suporte, a teoria, a qualificação e os alunos estão aptos a entrar no mercado de trabalho. É um trabalho completo de inclusão do prefeito Luciano Cartaxo, que tem proporcionado resultados expressivos”, revela Eduardo Pedrosa, secretário da Sedes.

Com tamanho estímulo, os alunos que participam dos cursos se mostram dispostos a dar continuidade ao que foi aprendido nas aulas. “Eu tive muita dificuldade para por em prática meus conhecimentos na área de corte de cabelos. O curso de cabeleireiro era o que faltava para eu me qualificar e buscar melhorias. Sou muito agradecido pela oportunidade e espero melhorar cada vez mais de vida depois das aulas”, disse Vagner Xavier, um dos concluintes dos cursos.

CRCs – Os 10 CRCs de João Pessoa, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), oferecem 18 cursos diferentes. Entre eles, cursos profissionalizantes e de artesanato, como corte de cabelo, bordado, marcenaria e pintura em tecido.

Os CRCs realizam ações socioeducativas e artístico-culturais que possibilitam a participação cidadã em atividades que contemplam a inserção social de pessoas em situação de vulnerabilidade, formando, qualificando, apoiando, orientando, informando, atendendo e os encaminhando aos serviços e programas sociais em execução para o pleno exercício da cidadania.

Além disso, também promovem oficinas temáticas e de capacitação, cursos de qualificação profissional, mostras de artes produzidas pelas comunidades. Lá também é possível obter Carteiras de Trabalho e fazer o cadastro no Bolsa família.