Fale Conosco

Os coordenadores da Atenção Especializada, que dispõem de estoques de medicamentos, e farmacêuticos da Secretaria de Saúde do Município de Patos realizaram uma reunião, na manhã desta segunda-feira, (04/09), na UPA Dr. Otávio Pires de Lacerda, objetivando orientar toda a equipe sobre a implantação do sistema HÓRUS, uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde.

O HÓRUS é um sistema de informação web, disponibilizado aos Estados, Distrito Federal, Municípios e Distritos Sanitários Especiais Indígenas, pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e tem como objetivo fazer o cadastro de medicamentos existentes nas unidades de Saúde distribuidoras para que haja um maior controle de estoque.

A gerente de Laboratório e Farmácia do Município, Germana Leitão, orientou os profissionais quanto ao controle dos medicamentos do município que agora serão todos cadastrados no sistema para um melhor acompanhamento do estoque, logística e vencimento dos mesmos.

“Havia muito desperdício de medicamentos no município, pois não era possível ter um controle eficaz sobre essas medicações e serviços. A partir de agora, teremos como remanejar a medicação, suprindo a necessidade de acordo com as demandas de cada unidade. Também controlaremos a saída de medicamentos em quantidades absolutas”, disse.

A identificação, em tempo real, dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de distribuição são alguns dos benefícios do sistema, bem como o rastreamento dos medicamentos distribuídos e entregues. Além disso, é possível fazer o agendamento das entregas; identificação da demanda de atendimento e da origem das prescrições; consulta ao histórico de atendimento; controle e monitoramento dos recursos financeiros investidos na aquisição e na distribuição dos medicamentos; atualização permanente dos parâmetros definidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas de abrangência nacional, publicados pelo Ministério da Saúde.

Segundo a gerente, o HÓRUS é uma plataforma bastante ampla e eficaz. Para isso, as pessoas que forem adquirir medicamentos precisarão levar documentos como: Cartão do SUS, receita prescrita pelas Unidades de Saúde de Patos e um comprovante de residência atual. Com essas medidas, o sistema terá um controle efetivo dos medicamentos entregues a cada paciente e assim, saberá o próximo dia em que o paciente poderá voltar a receber um novo medicamento.

Depois de uma fase de adequação ao aplicativo e cadastramento de todos os medicamentos, o serviço estará disponível em sua plenitude.

 

Ascom