Fale Conosco

Cerca de 150 pacientes com covid-19 de Manaus (AM) estão sendo transferidos para João Pessoa e outras sete capitais brasileiras a partir desta sexta-feira (15). A operação é coordenada pelo Ministério da Saúde e pelos governos estaduais e do DF, com o objetivo de aliviar a rede hospitalar, pública e privada, da capital do Amazonas.

Além da capital paraibana, que vai disponibilizar 15 leitos, os doentes serão levados, de avião, para São Luís (MA), com 40 leitos; Teresina (PI), com 30; Natal (RN), com 10; Goiânia (GO), com 20; Fortaleza (CE), com 4 leitos; Recife (PE), com 10; e Distrito Federal, com 20 vagas.

O Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que “vários governadores já se colocaram à disposição para recepcionar pacientes com covid-19 em seus Estados e prontamente reservaram suas estruturas hospitalares para dar o apoio necessário para atender aos pacientes do Amazonas”.

Transporte dos doentes

A escolha dos pacientes que serão transferidos será feita pelas equipes médicas da capital do Amazonas, e o transporte será feito em dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira), que levam até 25 pacientes deitados em macas.

Eventualmente, segundo o ministério, os doentes poderão ser levados em aviões de carreira ou fretados. Se isso for necessário, o deslocamento será feito com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Quando os pacientes chegarem nos oito Estados, o transporte será feito por ambulâncias sob coordenação dos governos locais.