Fale Conosco

A leitura que a primeira pesquisa do Instituto Datavox faz a exatos doze meses do início do período oficial de campanha para prefeito de João Pessoa é que, frustrado com o calote eleitoral aplicado pelo governador Ricardo Coutinho, o eleitor da Capital vai à forra e quer dá o troco elegendo os contrapontos.

E quem são os contrapontos principais ao governador? Cícero Lucena, que aparece em primeiro com 18,6% das intenções, e Zé Maranhão, empatado tecnicamente com 17,0%, para só em terceiro lugar o candidato de Ricardo Coutinho, Luciano Agra, pontuar magros 10,9%.

A pesquisa traz ainda João Gonçalves com 3,4%, Luciano Cartaxo aparece com 3%, Dr. Aníbal com 2,6%, Manoel Júnior com 1,4%, Bira com 0,8%, Fernando Milanez com 0,7%, Geraldo Amorim com 0,5%, Durval Ferreira com 0,5, Nonato Bandeira com 0,2%, Lauremília Lucena com 0,1% e Rodrigo Soares com 0,1%. Já os indecisos são 28,8% e brancos/nulos 11,4%.

Estou convencido que a pesquisa de certa forma confirma isso de que a próxima eleição será um plebiscito e lá o eleitor será convocado a reprovar ou aprovar o governador, apesar de a eleição ser de prefeito.

E aí Agra leva grande desvantagem e a pesquisa mostra que a população, precisamente 67,1% não consegue citar sequer uma obra sua.

Para mim, a grande surpresa foi a performance do deputado estadual e ex-vice-governador Luciano Cartaxo, do PT, que pontua razoavelmente bem em todos os cenários.

Já no que se refere à rejeição, é verdade que Zé Maranhão lidera com 24,3%, seguido de Cícero 18,4%, Agra com 10,9%, Manoel Júnior com 7,6% e Cartaxo com 5,6%, mas o fato de ele e Cícero liderarem esse quesito é plausível pelo fato de, do mesmo jeito que incorporam para o eleitor de oposição o troco, também serem rejeitados pelo eleitor apaixonado que aprova a gestão do governador Ricardo Coutinho e por extensão quer a reeleição de Agra.

Resumindo: se a eleição fosse hoje, a oposição venceria, mas se Ricardo sobreviver ao mar de impopularidade que mergulhou e virar a mesa, o jogo pode mudar em favor de Agra.

Só que tem um detahe: dificilmente Cícero e Maranhão sairão em chapas distintas. PSDB e PMDB se coligarão para formar uma força tarefa capaz de arrebatar a Prefeitura de João Pessoa e lá agrupar o exército para impedir a reeleição de RC em 2014.

Acompanhe abaixo a pesquisa na íntegra.

Pesquisa

 

Conforme a consulta o senador Cícero Lucena (PSDB), apareceu em primeiro lugar, com 18,6%, seguido pelo ex-governador, José Maranhão (PMDB), com 17%. O atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) obteve 10,9%. João Gonçalves (PSDB), tem 3,4%. Luciano Cartaxo do PT aparace 3%, Dr. Aníbal – PSL 2,6%,Manoel Júnior – PMDB 1,4%, Bira – PSB 0,8%, Fernando Milanez – PMDB 0,7%, Geraldo Amorim – PDT 0,5%, Durval Ferreira – PP 0,5, Nonato Bandeira – PPS 0,2%, Lauremília Lucena – PSDB 0,1% e Rodrigo Soares do PT com 0,1%. O número de indecisos foi de 28,8% e brancos/nulos 11,4%.

 

Cenário 2 – Pesquisa Estimulada

Neste outro cenário foi feita a seguinte pergunta : “Dentre estes nomes que vou citar, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa se a eleição fosse hoje?”

 

Foram apresentados os seguintes nomes: Cícero Lucena – PSDB, José Maranhão – PMDB, Luciano Agra – PSB, e Luciano Cartaxo – PT.

O resultado foi o seguinte:

Pesquisa

Conforme a consulta o senador Cícero Lucena (PSDB), apareceu novamente em primeiro lugar, com 23,8%, seguido pelo ex-governador, José Maranhão (PMDB), com 20,3%. O atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) obteve 13,9,% e deputado estadual  Luciano Cartaxo do PT aparace com  6,6%, O número de indecisos foi de 24,2% e brancos/nulos 11,2%.

 

Cenário 3 – Pesquisa Estimulada

Neste outro cenário foi feita a seguinte pergunta : “Dentre estes nomes que vou citar, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa se a eleição fosse hoje?”

 

Foram apresentados os seguintes nomes: Cícero Lucena – PSDB, Luciano Agra – PSB, Luciano Cartaxo – PT.e Manoel Júnior – PMDB.

O resultado foi o seguinte:

Pesquisa

Neste cenário, quando retirado o nome do ex-governador José Maranhão e  inserido o nome do deputado federal Manoel Júnior, o senador Cícero Lucena (PSDB), obeteve 28,2%, seguido pelo atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) com  15,1,%. O deputado estadual  Luciano Cartaxo do PT aparece em terceiro com  7,7% e o deputado federal Manoel Júnior do PMDB tem  5,9% da preferència do eleitorado, Neste cenário o número de indecisos spbe para 30,7% e brancos/nulos 12,4%.

 

Cenário 4 – Pesquisa Estimulada

Neste outro cenário foi feita a seguinte pergunta : “Dentre estes nomes que vou citar, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa se a eleição fosse hoje?”

 

Foram apresentados os seguintes nomes: Cícero Lucena – PSDB, Luciano Agra – PSB e Luciano Cartaxo 

O resultado foi o seguinte:

Pesquisa

Quando apresentado somente os nomes de Cícero Lucena (PSDB), Luciano Agra (PSB) e Luciano Cartaxo (PT), o senador Cícero Lucena (PSDB) aparace  30,1%, seguido pelo atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) com  15,9,% e deputado estadual  Luciano Cartaxo do PT em terceiro com  9,6%. Os indecisos  31% e brancos/nulos 13,4%.

 

Cenário 5 – Pesquisa Estimulada

Neste outro cenário foi feita a seguinte pergunta : “Dentre estes nomes que vou citar, em quem você votaria para prefeito de João Pessoa se a eleição fosse hoje?”

 

Foram apresentados os seguintes nomes: José Maranhão – PMDB, Luciano Agra – PSB e Luciano Cartaxo 

O resultado foi o seguinte:

Pesquisa

Nesta simulação, foi retirado o nome do senador Cícero Lucena e apresentados somente os nomes de José Maranhão (PMDB)), Luciano Agra (PSB) e Luciano Cartaxo (PT). José Maranhão (PMDB)) tem  26%, seguido pelo atual prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB) com  16,6% e o deputado estadual  Luciano Cartaxo do PT aparace com  9,6%. Os indecisos  33,9% e brancos/nulos 13,9%.

A pesquisa foi aplicada uma amostra de 1068 entrevistas, com 95,5% de confiança e margem de erro de 3%. As entrevistas foram realizadas nos dias 27 e 28 de junho.

O Datavox é uma empresa com sede em Campina Grande, com profissionais experientes, que já deram diversas demonstrações da sua competência. Entre os principais trabalhos, estão os resultados eleitorais para Prefeito de Campina Grande em 2008 e agora em 2010 os resultados para Senador e Governador.