Fale Conosco

Nesta terça-feira (6), começou a funcionar o programa Conexão Bairro, que vai tornar mais eficiente o deslocamento diário de milhares de pessoas, interligando bairros próximos em que exista atração de viagens de curta distância, com tarifa de apenas R$ 2. A primeira linha, que já está circulando é a C001, fazendo o percurso Grotão-Novo Milênio. O programa foi lançado nesta segunda-feira (5), pelo prefeito Luciano Cartaxo e a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP).

“Existem bairros que estão próximos e onde há uma demanda de deslocamento, mas sem linhas diretas. O Conexão Bairro vai suprir essa demanda, com uma mobilidade mais rápida e eficiente, beneficiando diretamente os passageiros”, explicou o prefeito Luciano Cartaxo. “Este é um projeto que surge atendendo uma demanda real, aferida dentro dos estudos para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana”, complementou.

A linha piloto do projeto é a C001, que vai conectar os bairros do Grotão e Novo Milênio. Os ônibus vão partir do Terminal 102, voltando do Terminal 116. No percurso, vão passar ainda pelo Gervásio Maia, Colinas do Sul e Irmã Dulce. A passagem também será diferenciada, custando apenas R$ 2.

De acordo com o superintendente da Semob-JP, a nova linha será avaliada diariamente de forma a adequar a oferta de veículos à demanda de passageiros. “Vamos fazer o monitoramento contínuo e, a partir destes indicadores, efetivar a operação da linha e expandir o projeto para outros bairros”, explicou.

Itinerário – A linha sairá do terminal de bairro da linha 102, nos Funcionários, passará pela Feira do Grotão, na Rua Belmiro dos Santos, e seguirá para o terminal do Gervásio Maia pelas ruas Manoel Pitombeira e Joaquim Monteiro da Franca. Já em Gramame, passará pelas ruas João Evaristo dos Santos e Serra do Jatobá, acessando a Perimetral Sul na Rua do Arco. Em seguida, entrará na rua Severino Vicente Amorim e irá até o Terminal da linha 116 pela Rua Manoel Justino de Lima.

Na volta, os ônibus passarão pelas ruas Rita Pinheiro Vilar, Luiz da Nóbrega Ferreira e Ricardo Soares de Souza Neto, voltando para a Perimetral Sul. A partir desse ponto, irão refazer seu itinerário de ida, até chegarem ao Grotão, onde acessarão a Rua Adão Viana da Rosa e depois as ruas Nossa Senhora da Paz e Antonio Correia da Costa, encerrando a viagem.

Modos ativos – Além de conectar os bairros por meio do transporte público, o projeto ainda prevê investimentos em infraestrutura para o transporte ativo, como ciclovias, bicicletários nos terminais e calçadas.

Integração ampliada – A Semob anunciou ainda que o Terminal de Integração do Varadouro (TIV) vai passar a receber os ônibus que fazem o transporte metropolitano. Isso significa que os passageiros que vêm e voltam para cidades como Cabedelo, Bayeux e Santa Rita poderão embarcar e desembarcar dentro do terminal, com mais segurança e conforto. Além disso, ficou definido que o TIV voltará a funcionar aos domingos, recebendo os veículos que antes retornavam do Parque da Lagoa.