Notícias

O essencial desta terça-feira no “Resumo do dia”

1. O coordenador da bancada federal da Paraíba na Câmara, Efraim Filho (DEM), informou que a reunião que estava agendada do grupo com o governador João Azevêdo foi cancelada. De acordo com o parlamentar, o posicionamento contrário da sigla do gestor estadual à reforma da Previdência informado ontem, após reunião de integrantes, tornou o encontro incoerente e sem sentido.

2. A ida de João a Brasília trouxe uma notícia positiva para o Estado. Segundo informou o chefe do Executivo da Paraíba, uma audiência com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu a assinatura de um termo que permitirá ao Governo do Estado iniciar o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Campina Grande.

3. A audiência dos réus da Operação Xeque Mate – que apura a existência de uma suposta organização criminosa que se instalou em Cabedelo, responsável por vários episódios criminosos – tem contibuidade nesta terça-feira (9). Serão ouvidos sete réus: Leto Viana, Jaqueline Monteiro França, Adeildo Bezerra Duarte, Lúcio do Nascimento, Leila Maria Viana do Amaral (esposa de Leto), Tércio de Figueiredo e Antônio Bezerra do Vale Filho.

4. Na véspera da votação da reforma da Previdência no plenário da Câmara , o governo abriu caminho para a liberação de verbas em busca de votos para aprovar a proposta. De acordo com levantamento da ONG Contas Abertas , só nos primeiros cinco dias de julho, foram empenhados R$ 2,551 bilhões. A cifra é maior do que a observada em todo o ano até junho: R$ 1,77 bilhão. O valor também é o mais alto empenhado para meses de julho ao menos desde 2016. O empenho vale como uma garantia de que os recursos serão efetivamente liberados.

5. O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (9) o resultado do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero e do P-Fies. Nesta edição, serão ofertadas 46,6 mil vagas a juro zero. O resultado estará disponível na internet, na página do programa e nas instituições de ensino superior participantes.

 

Da redação

Tags: Tags: