Fale Conosco

Dessa primeira rodada de pesquisas divulgada pelo Jornal da Paraíba achei mais importante a revelação de que a oposição unida tem mais do que o dobro dos números conferidos ao prefeito Luciano Agra e se a eleição fosse hoje o povo iria à forra contra Ricardo Coutinho.

Quando todos abrem para Cícero este sai dos 23% para mais de 30% e dos 16% amealhados por Agra no compartilhamento do cenário com várias candidaturas o prefeito só consegue atrai dois pontos, indo a 18%.

Isto não quer dizer que todos contra Agra seria uma estratégia inteligente. Muito pelo contrário, a oposição passaria atestado de burrice.

Veja a pesquisa na pintegra conforme publicada no JP:

O Jornal da Paraíba deste domingo (23) trará os números da 1ª pesquisa contratada pela empresa com vistas às eleições de 2012, em João Pessoa.

De acordo com os números, o senador Cícero Lucena (PSDB) venceria as eleições em todos os cenários apresentados pela pesquisa, onde seu nome aparece.

Na pesquisa estimulada, Cícero Lucena lidera com 23% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-governador José Maranhão (PMDB) com 19%. O prefeito Luciano Agra (PSB) ficou com a terceira colocação com 16%. O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) obteve 5% da preferência do eleitorado.

Os deputados federais Luiz Couto (PT) e Manoel Júnior (PMDB) tiveram 4 pontos, cada. Major Fábio (DEM), Lourdes Sarmento (PCO) e Ítalo Kumamoto foram citados por 1% do eleitorado. Neto Franca não pontuou.

Em um segundo cenário, onde não constam os nomes de Luiz Couto, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero teria 24% dos votos, contra 20% de Maranhão e 18% de Agra.

Na pesquisa, quando são retirados os nomes de Cartaxo, Manoel Júnior e Neto Franca, Cícero Lucena pula para 25% e Maranhão se mantém com 20%. Agra fica com os mesmos 18%.

Quando a pesquisa retira os nomes de Maranhão, Cartaxo e Kumamoto, o cenário favorece ainda mais Cícero Lucena que sobe para 31%, 12 pontos a mais que o segundo colocado, Luciano Agra, que fica com 18%.

No cenário em que se retiram os nomes de Maranhão, Couto e Kumamoto, o resultado é quase idêntico ao anterior. Cícero fica com 31% e o segundo colocado, Agra com 20 pontos percentuais.

A pesquisa aponta ainda que, havendo segundo turno, Cícero Lucena venceria os seus dois principais adversários: José Maranhão e Luciano Agra.

No confronto direto com Agra, Cícero teria 49% contra 29 pontos do prefeito. Na disputa com Maranhão, Cícero teria 38% e Maranhão 29%.

Cícero, de acordo com a pesquisa, tem a preferência de 37% eleitorado masculino e 47% do feminino na disputa direta com o socialista, que tem a preferência de 31% dos homens e 27% das mulheres.

Na faixa etária entre 16 e 24 anos, Cícero também bateria o atual prefeito. O tucano tem 47% da preferência contra 31% de Agra.

Em havendo um segundo turno, Maranhão versus Agra, o peemedebista venceria o prefeito. Ele teria 35% dos votos contra 32% de Agra.

O atual prefeito de João Pessoa só venceria as eleições apenas num confronto com Luiz Couto, Luciano Cartaxo ou Manoel Júnior.

Segundo a pesquisa, 13% do eleitorado disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 14% ainda não sabem ou não quiseram responder.

A consulta foi contratada ao Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) e foi realizada no período de 15 a 17 de outubro. O Instituto ouviu 800 pessoas sobre a intenção de votos na capital. O intervalo de confiança do levantamento é de 95,5 % e a margem de erro é de 3,5 pontos para mais ou para menos.

montagem

Na edição da próxima terça-feira, 25, o Jornal da Paraíba vai publicar o resultado da avaliação das gestões de Luciano Agra, e do governador do Estado, Ricardo Coutinho, também do PSB.

Neste mesmo dia, o JP  vai anunciar o resultado do questionário aplicado junto à população sobre os principais problemas que afetam a capital paraibana.

Ainda na semana que vem, em data ainda não definida pela editoria, outra edição mostrará quais foram os nomes citados pelos pessoenses para a Câmara Municipal.