Fale Conosco

“O que é público tem que ser de boa qualidade”, foi com essas palavras que o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo inaugurou esta manhã (21), a Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá, a UPA do Valentina Figueiredo.

Na oportunidade, o prefeito disse que a UPA é o fruto do trabalho pensado e realizado em equipe. “Isso nos permitiu fazer essa inauguração hoje para as pessoas que necessitam de uma Saúde de qualidade. Estamos quebrando o conceito de que o que é público tem que ser feito de todo jeito”, ressaltou.

Cartaxo falou também que a boa instalação, equipamentos e estruturas não resumem a UPA. “Firmamos compromisso com a população de entregar esta Unidade com a dignidade que toda pessoa merece. Temos uma equipe humanizada de profissionais de Saúde, que tratará as pessoas que precisarem vir a UPA com carinho e respeito”.

Ele finalizou sua fala, afirmando que entregará, ainda em sua gestão, outras obras na Capital, em comemoração aos 429 anos da cidade de João Pessoa. “É uma demonstração clara do cuidado, da preocupação e do carinho pelo povo pessoense. Todos os projetos de melhorias são pensados em favor do desenvolvimento da família, dos jovens, adolescentes e crianças pessoenses.”

E acrescentou, “sairei da vida pública com o nome limpo e convicto de que fiz um trabalho bem feito para o povo de João Pessoa”. Cartaxo ainda fez referência à memória de seu pai Célio Pires de Sá e aproveitou para agradecer destacando-o como exemplo de vida.

UPA do Valentina

A Unidade de Pronto Atendimento Célio Pires de Sá vai ampliar e qualificar a rede de atendimento de urgência e emergência da Capital, beneficiando cerca de 200 mil pessoas e atenderá, principalmente, a população dos bairros da Zona Sul de João Pessoa. Com um investimento de R$ 3,2 milhões e 2,2 mil metros quadrados de área, a unidade conta com seis consultórios, sala de medicação, serviço de raio-X, laboratório de coletas, sala de gesso, farmácia e uma base para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A UPA deve funcionar 24 horas por dia, durante toda a semana. A perspectiva é que a Unidade receba toda a demanda em urgência e emergência da região Sul da cidade, reduzindo a sobrecarga de atendimentos no Hospital do Valentina e no Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio Burity (Ortotrauma).

A unidade tem 14 leitos pediátricos e adultos, sendo nove para observação, três para emergência e dois para isolamento. No total 300 servidores compõem os quadros da UPA do Valentina, entre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos bioquímicos e técnicos. A Prefeitura também está pavimentando as ruas no entorno da Unidade de Pronto Atendimento.

Obras na Saúde em João Pessoa

A Prefeitura já entregou duas novas Unidades de Saúde da Família (USF) e a reforma de mais nove unidades. Entregou também o Centro de Tratamento da Dor no Ortotrauma de Mangabeira; novas instalações do CAPs Guttemberg e do Centro de Referência na Saúde do Trabalhador; além de 23 novas ambulâncias do Samu. Só no Hospital Santa Isabel, a PMJP entregou o Centro de Estudos, novas instalações do Laboratório de Análises Clínicas e reabriu o serviço de cardiologia. Convocou, ainda, 638 aprovados no último concurso público da Secretaria Municipal de Saúde e regulamentou para 30 horas a jornada de trabalho para os profissionais de Enfermagem e Psicologia.

wscom