Notícias

Logística reversa, a maior de todas as delações premiadas está por vir: Lula poderá contar tudo sobre todos

Preso, Lula poderá também recorrer ao mesmo expediente que outros implicados na Lava Jato recorreram, uma mega delação premiada para passar de fato o Brasil a limpo.

Produto do meio, as duas gestões de Lula sucumbiram ao modus operandi criado lá atrás pela classe política para aprovar projetos do interesse do governo e garantir governabilidade.

Lula, então, para ter sua pena reduzida e não acabar perdendo o que realmente tá no seu nome ou ao alcance da Lei, faria um acordo para contar exatamente tudo e como acabou permitindo o Mensalão e o Petrolão.

Ele também poderá contar como é que o Judiciário se relaciona com o Executivo nos bastidores, e quantos pedidos escrotos atendeu de ministros, juizes e promotores.

Sobre a classe empresarial, poderá confirmar que favoreceu as empresas envolvidas na Lava Jato com contratos generosos e poderá abrir o leque para falar da relação de grandes sistema de comunicação com o governo, trazendo para o debate como sobrevivem emissoras como a Rede Globo e jornais como a Folha de São Paulo, sempre com pedidos de favorecimento na partilha das verbas públicas.

Lula pode revelar segredos de bastidores da relação de figurões da oposição com os oito anos de governo dele, entregar traíras, revelar extorsões.

Enfim, a mãe de todas a delações ainda está por vir, mas talvez não seja assim tão desejada pela República, pois Lula poderá assumir que roubou e aproveitar para entregar todo mundo, como as provas robustas que só um ex-presidente pode colecionar.