Fale Conosco

O deputado Gervásio Maia Filho (PSB) ressaltou o empenho dos parlamentares estaduais, que têm contribuído positivamente para as ações da Casa e ao mesmo tempo colaborado na gestão da crise financeira vigente no país com reflexos em todos os setores da sociedade. Ele disse que a Mesa Diretora tem trabalhado bastante para fazer face a essa situação emergencial, que resultou na redução de receitas. “Os esforços empreendidos têm sido focados no propósito de não prejudicar o funcionamento da Casa”, esclareceu o presidente.

De acordo com Gervásio, a Assembleia Legislativa está com suas matérias rigorosamente em dia e também com suas obrigações atualizadas, “na verdade adequando-se à crise que estamos enfrentando”. Mencionou que o duodécimo de 2017 repassado para a Casa de Epitácio Pessoa está menor, comparado com aos outros anos, enquanto as despesas aumentaram. “Mas, estamos tocando com calma e está dando certo”, explicou, admitindo que há um verdadeiro malabarismo nessa atuação.

Por outro lado, o deputado João Gonçalves externou sua preocupação com a Proposta de Emenda Constitucional em tramitação no Congresso e que prevê a redução do número de parlamentares no Poder Legislativo. Ele advertiu que a diminuição irá prejudicar sensivelmente a representatividade do Estado e enfraquecer as suas posições no contexto federal. De acordo com as informações obtidas por João, o Senado Federal é que está envolvido na discussão da PEC que, se aprovada, desfalcará a Paraíba em duas vagas na Câmara Federal e em seis cadeiras na Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais estão se preparando para participar de um encontro da União Nacional do Legislativo, Unale, em Brasília, para debater a reforma política.

De sua parte, o deputado Raniery Paulino, do PMDB, requereu do governo Ricardo Coutinho uma posição oficial acerca da polêmica reforma da Previdência. “Precisamos conhecer o posicionamento do Estado diante de questão controversa, a fim de balizar o comportamento dos próprios deputados estaduais”, apregoou Raniery Paulino. Ele disse acreditar na necessidade de construir-se um debate racional e equilibrado do tema. Outros deputados, como Hervázio Bezerra, do PSB, e Tovar Correia Lima, do PSDB, utilizaram a tribuna da Assembleia para manifestar-se a respeito da transposição de águas do rio São Francisco, com questionamento sobre o cumprimento do cronograma oficial dos serviços.

Fonte:Os Guedes