Fale Conosco

A emissão do cartão SUS está suspenso temporariamente, devido à implantação da nova plataforma Cadsus Web, que acabou ocasionando lentidão no sistema. Não há previsão para a normalização do cadastro e atualização do cartão SUS.

De acordo com a responsável pela Seção do Cartão SUS, Alana Aguiar, desde a atualização para a nova versão, por volta do dia 19 de junho, os funcionários perceberam que o sistema estava mais lento que o comum. No entanto, o problema se agravou no dia 3 deste mês.

“Aguardamos uma resposta do Ministério da Saúde sobre quando irá voltar a ser emitido o cartão e estamos entrando em contato diariamente com uma equipe técnica que já está trabalhando para solucioná-lo, mas que ainda não apresentou uma previsão de quando a situação deve ser normalizada”, diz Alana Aguiar.

O Cartão Nacional de Saúde (CNS) é um instrumento que tem a finalidade de identificação dos usuários do Sistema Único de Saúde onde possibilita a identificação única dos usuários das ações e serviços de saúde para aprimorar a qualidade dos processos de trabalho, viabilizando a utilização adequada de informações no planejamento, acompanhamento e avaliação da atenção à saúde, para um atendimento de qualidade.

A responsável pela seção ainda explicou que, diariamente, uma média de 400 usuários é atendido no local, entretanto com a falha no sistema, o fluxo foi prejudicado. “Emitíamos uma média de 350 a 400 cartões por dia, pessoas que não têm cartão SUS, atualização do cartão, cidadãos que se mudaram e é necessário fazer a atualização do endereço, a primeira emissão do cartão e pessoas que já tinham o cartão e que por algum motivo o mesmo foi extraviado”, explica Alana Aguiar.