Fale Conosco

A 23ª avaliação do Plano Novo Normal Paraíba, divulgada neste sábado (17), trouxe um expressivo crescimento no número de municípios paraibanos em bandeira amarela, englobando 84% das cidades, ou seja, 187 municípios. O balanço das novas bandeiras passa a vigorar no Estado a partir desta segunda-feira (19). 16% dos municípios do estado (oito cidades) saíram da bandeira vermelha e foram classificadas na bandeira laranja.

De acordo com a Nota Técnica, o período entre a 22ª e 23ª avaliações mostrou uma tendência de redução das taxas de transmissibilidade e de ocupação hospitalar dos leitos de UTI adulto em toda a Paraíba. Apenas cinco municípios seguem na bandeira vermelha: Prata, Santa Terezinha, São José do Bonfim, São Mamede e Uiraúna. A  Paraíba continua sem municípios na bandeira verde.

Apesar dos melhores níveis considerados desde a última avaliação, o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, afirma que ainda é necessário que a população continue seguindo os protocolos para conter o avanço da Covid-19, como o uso de máscaras e o distanciamento social.

Leitos hospitalares

O secretário executivo afirma que de janeiro a março deste ano observou-se um expressivo aumento da ocupação dos leitos dedicados à Covid-19, em especial UTI adulto. Em contrapartida, na primeira quinzena de abril, observou-se uma redução na 1ª Macrorregião de Saúde e quebra das tendências de crescimento das taxas de ocupação destes leitos na 2ª e 3ª Macro. O resultado abrange a abertura de novos leitos destinados aos pacientes acometidos pela Covid no Estado.

Vacinação contra Covid-19 na Paraíba

A Paraíba é a 3º região que mais vacina no país, tendo uma razão média de aplicação de mais de 13% de primeiras doses em relação à população estadual. Daniel Beltrammi afirma que já é possível ver os efeitos da vacinação por meio da redução em 11% das internações dos idosos e 12% de pessoas com mais de 80 anos.