Fale Conosco

Pesquisa Ibope para presidente da República mostra que na Paraíba a candidata do PT, Dilma Rousseff, lidera com 53% das intenções de voto. Ela tem mais que o dobro da candidata do PSB, Marina Silva, que aparece com 24%, uma diferença de 29 pontos. Em terceiro lugar vem o candidato do PSDB, Aécio Neves, com 11% das intenções de voto. Ele tinha 8% na pesquisa anterior. Pastor Everaldo, que tem como vice o paraibano Leonardo Gadelha, tem 1%. Os outros candidatos juntos somam 1%. Os votos brancos e nulos somam 5% e não sabem ou não responderam 5%.

Dilma cresceu em comparação com os números da pesquisa Ibope divulgados no dia 3 de setembro. Ela contava com 46% contra 33% de Marina, uma vantagem numérica de 13 pontos. Já Aécio subiu três pontos, em comparação com a pesquisa anterior, que dava a ele 8% das intenções de votos. Na Paraíba, a candidata do PT tem pedido voto no guia eleitoral para o senador Vital do Rêgo, candidato do PMDB ao governo do Estado. O partido da presidente está coligado com o PSB, do governador Ricardo Coutinho.
O Ibope realizou o levantamento no período de 16 a 18 de setembro. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerado a margem de erro.
A pesquisa foi contratada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), sob o protocolo nº PB-00029/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo nº BR-00684/2014. Foram ouvidos pelo Ibope 812 eleitores.

Saiba Mais

O Ibope também avaliou a rejeição dos candidatos que disputam a Presidência da República. De acordo com o levantamento, a candidata Marina Silva lidera com 27% das intenções de voto. Em seguida vem a presidente Dilma Rousseff, com 22% de rejeição. A pesquisa aponta Aécio na terceira posição com 19%.
Os outros candidatos apresentaram as seguintes taxas de rejeição: Pastor Everaldo (13%), Zé Maria (13%), Levy Fidelix (12%), Eymael (10%), Luciana Genro (9%), Mauro Iasi (9%), Rui Costa Pimenta (9%), Eduardo Jorge (9%). Os que poderiam votar em todos os candidatos somam 11% e os que não sabem ou não responderam totalizam 14%.

JP