Notícias

Deputado quer realização de vistoria em transportes coletivos da Grande João Pessoa

A pedidos de comerciários e comerciantes informais que reclamam constantemente do sucateamento do transporte público nas cidades de Bayeux e Santa Rita, o deputado estadual Toinho do Sopão (PEN), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), para exigir realização de vistoria em transportes coletivos da Grande João Pessoa e se solidarizar com as vítimas e com as famílias que perderam entes queridos no grave acidente registrado no sábado (28), envolvendo um ônibus de Santa Rita, que deixou três pessoas mortas e outras 39 feridas.

O parlamentar lembrou que desde o início do ano, alertou as autoridades sobre o sucateamento da frota de ônibus que atende aos usuários da Grande João Pessoa, mas, que apesar dos alertas nada foi feito.

Sensibilizado, Toinho do Sopão, atenta para a realidade e que a tragédia poderia ter atingido proporções maiores e vitimado ainda mais pessoas que utilizam os sucateados transportes públicos.

Após um fim de semana de luto e questionamentos, o parlamentar disse que, dentre os vários relatos que ouviu de usuários, um foi mais contundente:”Que Deus possa confortar as famílias que perderam seus entes queridos neste horrível acidente. Que agora não haja mais saída e nem escapatória para Aldo Marinho que há vários anos vem humilhando o povo de Santa Rita com estes ônibus velhos, sucateados que, em alguns, podemos até ver o chão por causa dos buracos. Pagamos passagens caras para ir até João Pessoa espremidos, sem conforto e sem segurança”, disse o usuário.

Toinho do Sopão aproveitou a tribuna da ALPB para pedir união de todos os parlamentares da Casa para cobrar uma posição do Ministério Público e do Departamento de Estradas de Rodagens (D.E.R), no sentido de solucionar a situação precária do transporte público oferecido em algumas cidades da Paraíba. “Os usuários não aguentam mais tanto descaso, paga-se caro pelo transporte público e me pergunto… quem vai pagar pelas vidas perdidas neste acidente?”, pontuou o deputado.

Sopão ainda disse que nem os parlamentares da Paraíba, nem a população podem ficar calados diante de uma tragédia como a que foi registrada. “Não podemos ver um novo acidente acontecer daqui há alguns dias, Santa Rita possui 130 mil habitantes e todos eles vivem presos a uma única empresa de transporte que há decadas monopoliza o transporte público na cidade, e sem concorrência, fica fácil impor péssimos serviços a população”, disse Toinho.

De acordo com informações repassadas ao gabinete do deputado, existem na Grande João Pessoa, ônibus que circulam há 11 anos e pela lei, a frota deve ser renovada a cada quatro anos. Os ônibus que chegaram recentemente não são 0km, mas, sim usados. E o veículo envolvido no acidente, seria um da frota de usados que vieram de outro estado do país – Rio de Janeiro ou Recife -.

Ao finalizar o discurso na tribuna, Toinho do Sopão, reafirmou a necessidade urgente de uma vistoria nos ônibus que circulam na região metropolitana. “É necessário prevenir acidentes como este que aconteceu, para que vidas que pagam para serem transportadas, sejam preservadas e salvas”, afirmou o deputado.