Notícias

Combate à violência: painéis luminosos dos ônibus alertarão sobre ações criminosas nos veículos

O combate aos crimes que acontecem dentro do transporte público na Capital pode contar com a ajuda de um sistema de alerta instalado nos letreiros luminosos dos coletivos. Isso é o que propõe um Projeto de Lei (PL), do vereador Eduardo Carneiro (PRTB), em trâmite na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

“As ações criminosas têm ocorrido com frequência no transporte público municipal, causando diariamente prejuízos, além do risco à vida de funcionários e passageiros que utilizam esse meio. É importante lembrar que apenas os motoristas e cobradores dos ônibus poderão acionar a sinalização”, explicou Eduardo Carneiro.

Eduardo Carneiro (PRTB) salientou que medida auxiliará na diminuição de ocorrências em coletivos

O parlamentar destacou que o alerta de segurança poderá ser percebido facilmente por terceiros e autoridades para, caso seja detectada alguma movimentação suspeita no interior desses veículos, sejam aumentadas as chances de intervenção e até de socorro, se houver vítimas.

“Essa iniciativa não fere as normas existentes de trânsito no nosso ordenamento, sendo ainda plenamente adaptável de forma rápida, pois usará os letreiros sinalizadores já presentes em todos os ônibus que prestam transporte coletivo em João Pessoa”, acrescentou o vereador.

O PL foi apresentado em plenário na CMJP dia 24 de abril deste ano. Os próximos passos para que a iniciativa vire lei são tramitar pelas comissões Permanentes da Casa e, se receber parecer favorável, seguir para votação em plenário, podendo ser aprovada ou rejeitada.

 

 

Fonte: Assessoria CMJP