Fale Conosco

Na noite do último sábado (07) o comando nacional do Cidadania divulgou uma nota através da qual anunciou que não apoiava mais a candidatura da Delegada Patrícia Domingos à Prefeitura de Recife após a declaração do presidente da República Jair Bolsonaro de que apoiaria esta candidatura na capital pernambucana.

A nota foi assinada pelo presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, que disse que não agirá de alguma maneira que pudesse prejudicar os candidatos proporcionais e que a atual postura do partido tem como principal objetivo a demarcação de uma posição pessoal. “Não tem como existir uma oposição unida no Recife sem a participação dos bolsonaristas. Esse rearranjo da oposição é o que pode garantir Patrícia no segundo turno”, afirmam aliados de Patrícia Domingos.

“Os candidatos do cidadania aqui tão fazendo campanha. A direção nacional da Cidadania observa os interesses da direção nacional do cidadania. Não se sabe quais são os interesses deles lá, mas o interesses da oposição aqui é de união para vencer o PT/PSB. E o apoio do presidente Bolsonaro tomou esse caminho possível nessa reta final”, afirmam os aliados do Podemos.

Leia a nota do partido completa abaixo:

Nota oficial

Cidadania rejeita apoio de Bolsonaro à Delegada Patrícia Domingos

Surpreendido com a decisão da delegada Patrícia Domingos de aceitar o apoio de Jair Bolsonaro, o Diretório Nacional do Cidadania torna público o afastamento do partido da campanha da candidata do Podemos à Prefeitura de Recife (PE). A presença do senhor presidente da República, um obscurantista e negacionista, no palanque da referida candidata é incompatível com os valores e princípios defendidos pelo Cidadania.

O partido lamenta profundamente que a possibilidade de um projeto alternativo para a capital pernambucana tenha sido tragada pelo atraso. Não adotará medidas mais drásticas para não prejudicar direitos garantidos aos seus candidatos proporcionais em convenção.

O apoio é, além de tudo, pouco inteligente. Basta ver o que está ocorrendo com os candidatos apoiados e identificados com Bolsonaro. Enquanto uns buscam se associar a ideias retrógradas, preconceituosas, antidemocráticas e anticientíficas, nós abraçamos a ciência, a democracia, a liberdade de expressão, a diversidade e os direitos humanos.

Roberto Freire
Presidente Nacional do Cidadania