Fale Conosco

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Executiva de Políticas Públicas para Mulher, abriu, oficialmente, na manhã desta segunda-feira, (02/09), em frente à Prefeitura Municipal, a campanha Outubro Rosa, mês dedicado à saúde da mulher e que tem como objetivo conscientizar e orientar mulheres e homens para a prevenção do câncer de mama.

O evento teve a abertura oficial pelo prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, acompanhado da primeira dama, Mirna Wanderley, do vice-prefeito, Bonifácio Rocha e a sua esposa, contando ainda com a participação de funcionários da Prefeitura, secretários municipais, vereadores, jornalistas, integrantes do grupo Amigas Viva a Vida na Luta contra o Câncer e sociedade civil.

O prefeito Dinaldinho falou da importância da campanha e ressaltou as políticas públicas que a gestão tem feito, e pretende fazer, em benefício à saúde da mulher na luta contra o câncer de mama.

“Temos que enfatizar que a campanha contra o câncer de mama dura o ano inteiro. No mês de outubro apenas intensificamos as ações em relação à prevenção, mas Patos tem feito o seu trabalho e, neste mês de outubro, iremos fazer um alerta maior, uma prevenção maior para que possamos, simbolicamente, mostrar que estamos combatendo o câncer”, disse o prefeito ressaltando que tem lutado pela criação de um Complexo Médico-Hospitalar para o município que traria um centro especializado em saúde da mulher. .

A presidente do grupo Amigas Viva a Vida na Luta contra o Câncer, Gerusa Delfino, falou da importância da atenção que a gestão tem dado à saúde da mulher. “Estamos felizes por ver que este ano houve uma mobilização, realmente, pela causa da saúde da mulher. O prefeito já disse que iria vestir a camisa do Outubro Rosa o ano inteiro e nós estamos confiando nesta gestão”, comentou.

A secretária de Saúde, Andressa Lopes, ressaltou que a Secretaria estará dedicada à saúde da mulher e falou sobre a importância da prevenção. “Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde estará com uma programação dedicada à saúde da mulher. Aproveito pra dizer que as mulheres procurem as unidades de saúde e garantam a sua mamografia, façam o autoexame, previnam-se. Prevenir é a melhor forma de se cuidar”, reforçou.

Para simbolizar a abertura da campanha, a primeira dama, Mirna Wanderley, plantou, no canteiro central, em frente à Prefeitura, uma muda de Ipê Rosa, aproveitando o ensejo para mostrar a importância do cuidado com o meio ambiente.